Entretenimento

BebĂȘ morre afogado em batismo de igreja ortodoxa

0

De acordo com uma reportagem, publicada pelo portal de notĂ­cias UOL no dia 31 de janeiro de 2021, um bebĂȘ morreu afogado durante uma cerimĂŽnia de batismo. A cerimĂŽnia, ainda de acordo com a reportagem, ocorreu em uma igreja ortodoxa, na Suceava, nordeste da RomĂȘnia. Conforme foi divulgado pela CNN, o bebĂȘ foi imerso na ĂĄgua por trĂȘs vezes. A fatalidade acabou despertando uma onda de protestos no paĂ­s europeu.

Óbito

Segundo a imprensa internacional, apĂłs ser imerso na ĂĄgua, o bebĂȘ sofreu uma parada cardiorrespiratĂłria. ParamĂ©dicos chegaram no local a tempo e tentaram reanimĂĄ-lo no templo. O bebĂȘ, em seguida, foi transportado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Condado de Suceava, no entanto, a criança morreu depois de algumas horas.

Para entender melhor o que ocasionou a morte do bebĂȘ e determinar os responsĂĄveis, as autoridades locais iniciaram uma investigação de homicĂ­dio culposo. Em meio a protestos, a Igreja Ortodoxa Romena sofreu uma forte pressĂŁo. A população do paĂ­s, indignada, iniciou uma petição para pedir que o ritual de batismo seja feito com borrifadas de ĂĄgua. AtĂ© o momento, mais de 59 mil assinaturas jĂĄ foram recolhidas.

Para Vladimir Dumitru, lĂ­der da petição, a intenção Ă© mudar a prĂĄtica, que, para muitos, Ă© considerada brutal. Dumitru tambĂ©m acredita que o recolhimento de assinaturas para fazer valer a petição nĂŁo deve ser vista como uma medida “contra a instituição da Igreja ou contra os padres, mas sim como uma via construtiva”.

O porta-voz do Patriarcado Romeno, Vasile Bnescu, se pronunciou sobre o caso rapidamente. AlĂ©m de considerar o acontecimento “trĂĄgico”, Bnescu disse aos meios de comunicação internacionais que defende veemente a investigação e que a Igreja irĂĄ auxiliar as autoridades a todo o momento.

O porta-voz, no entanto, disse tambĂ©m que nĂŁo consegue entender como uma “criança pode ser mergulhada na ĂĄgua sem cobrir o nariz, a boca e as orelhas”. “HĂĄ uma tĂ©cnica que um padre experiente sempre usa. É assim que o batismo Ă© celebrado com o maior cuidado”, relatou Bnescu.

Batismo

O batismo, como todos sabem, Ă© um sacramento cristĂŁo. O ritual, basicamente, Ă© o que, no futuro, permite uma pessoa se submeter a outros sacramentos, como, por exemplo, a Eucaristia ou Primeira ComunhĂŁo. O ritual, em suma, difere-se de Igreja para Igreja. De acordo com o site Russia Beyond, na Ortodoxia, o batismo pode ser realizado em bebĂȘs recĂ©m-nascidos, os quais, geralmente, possuem mais de 8 dias de idade – nesse caso, a decisĂŁo deve partir dos pais.

Agora, ainda de acordo com o site, o consentimento dos pais se faz valer atĂ© a criança completar 7 anos, pois aquelas que possuem oito anos ou mais podem decidir sozinhas se querem ou nĂŁo ser batizadas. Em suma, o batismo Ă© realizado com ĂĄgua. Obviamente, existem exceçÔes, mas os casos sĂŁo raros – os quais substituem a ĂĄgua por areia.

De todas as formas, na tradição ortodoxa, para ser batizado, o bebe – ou a criança -, Ă© imergido em uma pia batismal cheia de ĂĄgua benta por trĂȘs vezes – uma para Pai, outra para Filho e o EspĂ­rito Santo, respectivamente. Aqui, nesse caso, o batismo pelo despejar ou salpicar de ĂĄgua raramente Ă© permitido – e Ă© exatamente por isso que a população do Condado de Suceava decidiu instaurar uma petição.

Conheça a Pena Ciudad Barrios, a prisão mais perigosa do mundo

Artigo anterior

7 pessoas que encontraram coisas absurdas em suas novas casas

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido