• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 problemas inesperados que virão junto com o aquecimento global

POR Leticia Rocha    EM Natureza      17/10/18 às 15h08

Há muito tempo o aquecimento global tem sido pautado, nos mais diversos veículos e das formas mais variadas possíveis. Houve um momento em que muito se duvidou sobre a possibilidade desse super aquecimento causado por atitudes humanas.. No entanto, agora começamos a ver e sentir em nossa pele os efeitos desse fenômeno.

Não é querendo ser pessimista, mas as previsões são de que as coisas se tornem ainda piores. Sim, com a evolução do aquecimento, os problemas causados por ele serão mais frequentes e terão maiores proporções.

Confira agora alguns dos problemas que virão junto do aquecimento global.

1 - Seca

Bom, a própria palavra do fenômeno já diz tudo: aquecimento. Com isso, a água evapora mais rápido, às vezes em proporções gigantes o que leva aos casos de seca, que tem se tornado cada vez mais comuns. Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Isso interfere não apenas na oferta de água para a população, mas também na qualidade do solo e consequentemente, na oferta de alimentos.

2 - Inundações

Parece contraditório com o ponto anterior, mas não é. O que acontece é que o aquecimento faz com que a água evapore mais rápido e se acumule na atmosfera. Isso vai fazer com que a ocorrência de chuvas fortes seja ainda maior e frequente. O problema é que essas tempestades são breves e não serão suficientes para solucionar os problemas de seca, já que a água vai evaporar tão rápido que o solo não conseguirá absorver.

3 - Insetos

Se há um ser vivo que se beneficia do aquecimento global, são os insetos. Com o avanço do aquecimento, eles conseguiram habitar regiões onde antes isso não era possível. O que vai aumentar significativamente o número de mosquitos, carrapatos, pulgas e aranhas. Alguns destes são propagadores de doenças virais e podem colocar em risco a saúde humana.

4 - Incêndios

Os incêndios florestais acontecem de forma natural, mas também por interferência e irresponsabilidade humana. No entanto, com o avanço do aquecimento, eles se tornarão cada vez mais frequentes. É importante alertar para o risco desse problema, já que as florestas abrigam uma grande diversidade de espécies da fauna e da flora, que são extremamente importantes para o equilíbrio ecológico.

5 - Escassez de peixes

O aquecimento global não está ligado apenas ao calor da Terra, mas também dos mares e oceanos. O problema é que o aumento na temperatura da água pode levar a morte de centenas de espécies. O que vai acarretar também na falta de alimento para as espécies que sobreviverem. E isso vai diminuir significativamente a presença desses animais nos mares e na mesa.

6 - Problemas na colheita

Não apenas a seca interfere na qualidade e produtividade de alimentos. A liberação de dióxido de carbono na atmosfera também interfere nesse processo de plantio, o torna mais rápido. Isso até poderia ser positivo, mas o problema é que a velocidade no desenvolvimento da planta pode causar a deficiência de proteínas e vitaminas. As frutas e vegetais serão ricos em carboidratos, mas pobres em nutrientes.

7 - Furações e Tempestades

Como já mencionado anteriormente, o aquecimento faz com que a água evapore mais rápido. Isso vai fazer com que a água se acumule na atmosfera e nos oceanos, o que vai tornar frequente os casos de tempestades severas e furacões.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+