Curiosidades

Conheça a primeira tripulação composta por civis que em breve irá orbitar a Terra

0

Como todos sabem, a SpaceX Dragon, uma cápsula de carga reutilizável ​​desenvolvida pela SpaceX, empresa americana de transporte espacial privado, fez história recentemente ao transportar quatro astronautas para o espaço. Agora, o que poucos sabem é que essa mesma cápsula ilustrará um novo capítulo da Era Espacial no outono deste ano: a empresa do empresário Elon Musk colocará em órbita a primeira tripulação de civis com a missão Inspiration 4.

“Este é um solo totalmente sagrado”, disse Jared Isaacman – comandante da futura missão – à CBS News acima da histórica plataforma de lançamento 39A, do Centro Espacial Kennedy. “Todos que chegaram à Lua, partiram desta instalação”.

O comandante

A plataforma de lançamento em questão, a qual contemplou voos do programa Apollo, marca, agora, o início de uma jornada única. Pela primeira vez na história, quatro americanos – um bilionário, uma jovem que venceu o câncer, um instrutor de ciências e um engenheiro – terão a oportunidade de vivenciar a sensação de estar em órbita.

O escolhido para ser o comandante dos novos desbravadores do espaço é o bilionário Jared Isaacman, de 38 anos. Isaacman, conforme revelou a reportagem publicada pela CBS News, largou o ensino médio aos 16 para fundar uma empresa de tecnologia de pagamentos. Atualmente, o empresário possui – e usufrui – de jatos de combate como hobby.

Quando abriu-se espaço para a realização de voos espaciais comerciais, Isaacman decidiu desembolsar uma graninha para freitas a cápsula SpaceX Dragon. O valor gasto pelo bilionário não foi revelado. A cápsula ficará em órbita por três dias, em um ponto mais alto do que a Estação Espacial Internacional.

“Quando eu descobri que o Inspiration 4 seria a primeira missão espacial voltada para civis, decidi embarcar na empreitada, afinal, isso é algo significativo e, claro, de muita responsabilidade, pois somos nós que iremos tornar essa viagem em algo realmente única”, disse Isaacman em entrevista à CBS News.

Tripulação de civis

O voo fretado pelo bilionário lhe dá direito a escolher três acompanhantes. Cada assento representará uma virtude humana. Isaacman, nesse ínterim, decidiu doar um dos três assentos para o Hospital St. Jude’s Children’s Research, em Memphis, Tennessee. A instituição é especializada em tratar crianças com câncer.

Por conta da decisão do bilionário, Hayley Arceneaux, uma jovem que conseguiu vencer o câncer, é uma das civis que integrará a equipe. Arceneaux, por ter apenas 29 anos, se torna, com isso, a mais jovem americana a conhecer o espaço.

“O hospital me ligou e me perguntou se eu queria ir. Eu disse sim na hora, imediatamente. Somente depois contatei minha mãe para expor minha decisão. Felizmente, ela aprovou”, revelou Arceneaux à CBS News. “Eu soube naquele momento que vivia algo absolutamente único”.

O acento de Arceneaux, de acordo com a reportagem da CBS News, representará “esperança”.

Sian Proctor, professor de ciências em uma faculdade comunitária em Phoenix, foi o segundo contemplado com um assento. O profissional irá integrar a equipe porque venceu o programa de astronautas da NASA. Seu assento representa a “prosperidade”. “O que aconteceu comigo foi a mesma coisa que aconteceu no filme A Fábrica de Chocolate. Não, melhor, foi a mesma coisa que aconteceu com o Harry Potter, quando descobriu que era um bruxo e, por isso, poderia estudar em Hogwarts”, disse Proctor.

O último assento ficou para Chris Sembroski. O engenheiro de Seattle, que tem 41 anos, conquistou a oportunidade por meio de uma rifa online para arrecadar dinheiro para o St. Jude’s. Seu assento representará a “generosidade”.

Relâmpago tem propriedades poderosas de purificação de ar, de acordo com análises

Matéria anterior

Entenda a batalha judicial entre a Apple e a Epic Games

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.