• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o efeito dominó climático que ameaça destruir nosso planeta

POR Leticia Rocha    EM Natureza      18/09/18 às 15h15

O aquecimento global tem se tornado um tema cada vez mais frequente em nossa sociedade. Algumas pessoas se recusam a acreditar que o fenômeno realmente exista, enquanto que outros se preocupam cada dia mais com os malefícios que ele pode trazer a vida humana.

Alguns pesquisadores acreditam que o momento de colapso do planeta Terra não está muito longe de acontecer, na verdade, acreditam que falta muito pouco para isso, apenas mais 2 graus na temperatura global.

Alta temperatura

Temos notado e vivido o aumento das temperaturas. As crises hídricas, mudanças temporais e até mesmo o aumento dos níveis oceânicos. Acontece que o aumento da temperatura é causado pela emissão de gases, que por sua vez intensificam o efeito estufa. É todo um processo em cadeia.

Em 2015, foi realizado um acordo em várias nações que se comprometeram a reduzir os níveis de lançamentos de gases. Com isso, consequentemente, diminuir também as altas temperaturas. A meta principal é manter o aumento abaixo de 1,5 °C, já que se caso os números ultrapassarem isso, a Terra irá assumir a própria matéria. Isso quer dizer que não teremos mais o controle sobre ela, ou pelo menos não como temos agora.

Consequências

As plantas, solo, o oceano e todos outros elementos de nossa natureza têm capacidade de armazenar uma parte do gás carbono que soltamos na atmosfera. Isso impede que o aquecimento se torne ainda mais grave e que o efeito estufa tome dimensões ainda piores.

Atualmente  há cerca de 4.500 toneladas de carbono armazenadas na Terra. O medo dos pesquisadores é que em algum momento, o planeta pare de absorver e comece a liberar esses gases. Até que ponto a Terra é capaz de suportar?

Os especialistas acreditam que não muito mais e que a partir do momento em que isso acontecer, o planeta iria deixar de ser um amigo e se tornaria inimigo. Isso porque a prioridade da mãe natureza, seria suprir as próprias necessidades e não zelar pela vida humana.

As ondas de calor que vivenciamos atualmente, segundo pesquisadores, já são uma evidência da nossa perda de controle. Outro aspecto apontado é também o aumento do nível dos mares, que irá deixar partes da Terra inabitadas. A verdade é que quando esse efeito borboleta começa, nada mais é capaz de pará-lo.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+