• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça uma das montanhas mais altas do mundo que jamais foi escalada

POR Leticia Rocha    EM Mundo Afora      24/08/18 às 15h23

Gangkhar Puensum é a montanha mais alta do mundo. O pico tem 7.570 metros de comprimento e ela ainda não foi escalada. A gigante fica na fronteira entre os países de Butão e Tibete, que enfrentam conflitos em relação a fronteira entre eles. Alguns mapas mostram a montanha exatamente no meio dessa fronteira. Outros a localizam completamente dentro de Butão e por isso não é possível definir sua localização exata.

O que dificultam os processos burocráticos para se escalar a montanha. Nesse impasse fica difícil saber quem é o país responsável pelo local e por vetar ou permitir a exploração do local.

Os mapas da região são extremamente imprecisos o que torna tão difícil escala-lá. Muitas equipes tentaram, mas nem se quer encontraram a montanha. O desconhecimento do local é explicado por sua exploração tardia. Os moradores consideravam o local sagrado, a casa do espíritos locais e por isso só permitiram que explorassem o local a partir de 1983.

Tentativas de escalar frustradas

Um expedição japonesa estava determinada a escalar a montanha, no entanto, os problemas políticos entre os países vetou que o grupo realizasse as atividades.

A equipe então decidiu explorar um local próximo ao grande pico, chamado Gangkhar Puensum North, que até o momento também nunca havia sido escalado. Um pouco menor que o pico principal, este com 7 535 metros de comprimento.

Nessa expedição a equipe pode entender melhor a localização do gigante Gangkhar Puensum. Uma das conclusões foi de que a montanha, na verdade, está no Tibete e não em Butão, como diziam alguns mapas.

Montanha continua sem ser escalada

As autoridades de Butão decidiram banir de uma vez por todas o alpinismo no país. A atitude foi tomada em respeito a crença local e aos líderes religiosos budistas.

Desde 2004, a escalada da montanha é proibida. Ao que parece, o local continuará inexplorado por um bom tempo.

Obs: Ah, e nós sabemos que o pico mais alto do mundo é o Everest. Estamos nos referindo ao mais alto e inexplorado, até o momento. ;)

 

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+