icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Conheça Valentina Tereshkova, a primeira mulher a viajar para o espaço

POR Diogo Quiareli EM Ciência e Tecnologia 18/06/20 às 11h56

capa do post Conheça Valentina Tereshkova, a primeira mulher a viajar para o espaço

A manhã do dia 16 de junho de 1963 ficou marcada na história. Nessa data, a cápsula espacial soviética Vostok entrou na órbita terrestre. No comando dela, se encontrava Valentina Tereshkova. Aos 26 anos, Valentina se tornou a primeira mulher a ir para o espaço. Valentina nasceu no dia 6 de março de 1937, em uma fazenda a 300 quilômetros de Moscou, capital da Rússia. A astronauta era filha de trabalhadores simples. Seu pai era motorista de trator e morreu na guerra contra a Finlândia, em 1940. Aos 16 anos, Tereshkova precisou largar os estudos e trabalhar em uma fábrica e em um moinho. Isso ajudava sua mãe a complementar a renda.

Com 22 anos, a jovem entrou para uma escola de paraquedismo na região. Realizou então o seu primeiro salto, mesmo sem a autorização do seu instrutor. Ao longo da vida, foram mais de 200 saltos aterrissando em terra ou no rio Volga. "Aprendi a esperar o máximo antes de puxar a corda, só para sentir o ar; 40, 50 segundos", disse ela. "Não é realmente cair; você sente um prazer enorme com a sensação do seu corpo todo. É maravilhoso".

Viagem de Valentina ao espaço

Pouco mais de dois anos depois, Yuri Gagarin se tornou a primeira pessoa a ir ao espaço, a bordo do Vostok 1. Os soviéticos então decidiram empenhar uma missão para enviar uma mulher ao espaço antes dos estadunidenses. Assim sendo, os militares procuraram e encontraram o nome de Tereshkova em uma lista de membros de escolas de paraquedismo. Nos primeiros voos, os astronautas precisavam sair das naves em paraquedas, devido ao perigo da aterrissagem.

Eles buscavam também candidatos que seguissem a linha ideológica do governo, com cartão de comunistas ou ao menos membros da ala jovem do partido, o Komsomol. Tereshkova se encaixa nos dois requisitos e foi convidada a participar do programa de cosmonautas em Moscou. Mais tarde, a futura astronauta se animou ao se voluntariar para o serviço. Além de Valentina, outras 4 mulheres participaram do programa. Passaram por um treinamento de sete meses com testes físicos, pilotagem de jatos e isolamento.

No fim, sobraram apenas duas que iriam ao espaço em naves separadas. No entanto, decidiram, em cima da hora, que somente uma iria. Valentina foi então a escolhida para isso, pois tinha mais carisma e era a mulher perfeita. Partiu então a bordo do Vostok, na cidade de Baikonur, no dia 16 de junho de 1963. Foram 71 horas em órbita, período no qual completou 48 voltas ao redor da Terra. Valentina relatou náuseas, dor no corpo e mal-estar psicológico. Felizmente, deu tudo certo.

Voltando para a Terra, Valentina se casou com outro cosmonauta, com quem teve um filho. A primeira criança cujos pais estiveram no espaço.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Imagens Leme
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest