Ciência e Tecnologia

Conta do WhatsApp cancelada? 5 erros que você cometeu e não sabe

0

Muitos usuários estão com medo de ter sua conta do WhatsApp cancelada, graças a algumas atualizações nas políticas que vêm bloqueando diversos usuários na plataforma.

É fato que esse aplicativo de mensagens é um dos mais usados globalmente, além de possuir bilhões de pessoas cadastradas. Ele se tornou um elemento de vital importância no âmbito da comunicação.

No entanto, por conta disso, a plataforma demanda a implementação regular de normas rigorosas, visando contribuir para a preservação da privacidade e segurança de seus usuários.

Nesse caso, existem alguns erros que você pode estar cometendo para ter sua conta do WhatsApp cancelada. Confira e saiba como se prevenir:

Erros que fazem sua conta do WhatsApp ser cancelada

Via Flickr

Existem algumas diretrizes que podem resultar no cancelamento permanente da sua conta no WhatsApp. Saiba mais sobre cada uma delas e como evitar esse problema:

1. Mandar fake news

Sem dúvida, um dos problemas mais significativos e que aumentam as chances de uma conta do WhatsApp cancelada é a disseminação de fake news.

Desde as eleições de 2018 no Brasil, várias contas foram desativadas no aplicativo devido a esse motivo.

Isso ocorre porque esse tipo de conteúdo impacta diretamente e indiretamente pessoas e instituições, causando transtornos e comprometendo a veracidade das informações.

Por isso, encaminhar com frequência notícias claramente desmentidas ou falsas pode levar à suspensão permanente.

2. Uso inadequado e não oficial do aplicativo

Outro motivo que pode levar ao cancelamento de sua conta no WhatsApp é o uso ilegítimo de versões não oficiais do próprio aplicativo, como o WhatsApp GB e o WhatsApp Plus.

Em outras palavras, a prática de utilizar versões modificadas do aplicativo por parte dos usuários é considerada ilegal.

Muitas pessoas passam ilesas na verificação, mas se você tem esses recursos não oficiais instalados no seu celular ou computador, fique atento para não ter a conta do WhatsApp cancelada.

3. Spam no WhatsApp

Enquanto isso, outra razão bastante recorrente para a exclusão de contas no WhatsApp ocorre quando os usuários realizam a criação de spam na plataforma, enviando mensagens incessantes para vários contatos.

Dessa forma, as contas que estão infringindo as diretrizes do aplicativo devem ser penalizadas com a exclusão da conta no WhatsApp.

Para evitar cair nessa verificação, limite a quantidade de vezes que você encaminha uma mensagem para seus contatos. Caso precise enviar uma mensagem automática, crie uma lista de transmissão ou um canal.

Isso torna o envio massivo de mensagens legal, e o WhatsApp não banirá sua conta pela quantidade excedente.

Via Flickr

4. Atividades ilícitas

Além disso, não dá para negar que o WhatsApp não tolera atividades ilegais em sua plataforma de mensagens.

Portanto, as contas que caem nessa verificação estão sendo suspensas sem chances de contestação. Nesse rol, cabe a violação de direitos autorais, usurpação de identidade, ameaças, assédio ou qualquer prática que contrarie a legislação brasileira.

Em suma, é crucial estar atento ao próprio comportamento e às ações dos demais usuários. Se um usuário te denunciar, existirá uma avaliação individual e você pode ter sua conta do WhatsApp cancelada.

5. Incluir contatos não autorizados em grupos do WhatsApp

Por fim, indivíduos que frequentemente adicionam contatos não autorizados em grupos do WhatsApp podem enfrentar bloqueio e denúncia na plataforma.

Afinal, essa prática está associada àqueles que buscam expandir sua rede de contatos por meio da comercialização de cursos e produtos no ambiente digital.

Nesse caso, é fundamental verificar se o número pertence a uma conta pessoal, e se ela autoriza a inclusão em grupos, canais ou listas. Se existir uma denúncia recorrente, o número pode ser investigado e bloqueado sem chance de recuperação.

Se você está fazendo alguma dessas atividades, fique atento para as novas políticas, e evite ter seu número banido.

 

Fonte: Edital Concursos Brasil

Imagens: Flickr, Flickr

Por que os ”celulares burros” têm ganhado mais adeptos?

Artigo anterior

5 perguntas intrigantes que a ciência ainda não conseguiu responder

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido