• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Descubra como recuperar arquivos deletados acidentalmente do computador

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      23/03/15 às 15h53

Quem nunca apagou um arquivo sem querer? O grande problema é quando o arquivo é uma prova, trabalho, enfim, algo realmente importante para nós naquele momento.

Nesses casos, o que fazer? Rezar ou prometer três pulinhos ao São Longuinho pode não ajudar. Mas não se preocupe, a Fatos Desconhecidos ajuda você a lidar com essa situação.

Antes de mais nada é necessário ter o Recuva instalado no computador. Ele um dos mais respeitados softwares quando o assunto é recuperação de arquivos excluídos.

Apesar de eficiente, nem todos os arquivos podem ser recuperados.

Passo a passo

Primeiramente, abria o Recuva e defina algumas configurações do programa. Para isso, clique sobre "Opções".

imagem 1

Selecione a guia "Ações". Nessa sessão marque algumas opções para ampliar os resultados exibidos pelo programa. Habilite apenas as definições: "Mostrar arquivos encontrados em diretórios ocultos do sistema" e "Mostrar arquivos removidos de modo seguro".

imagem 2

Em seguida, clique em "OK" para volta à tela inicial e começar sua pesquisa. Ao realizar uma busca, o Recuva vasculha o disco e exibe vários arquivos recém-excluídos de diferentes formatos. Então, a primeira escolha é definir em qual dispositivo será feita a busca (pendrive, partição, disco rígido, disquete etc.).

imagem 3

Para começar a buscar clique em "Verificar". O Recuva vai então varrer o dispositivo atrás de arquivos excluídos recentemente.

imagem 4

Depois de compilar os dados, ele analisa o conteúdo de todos os arquivos.

imagem 5

Assim é possível exibir os resultados utilizando os filtros já existentes ou então digitando o nome do arquivo desejado.

imagem 6

Para filtrar ainda mais a busca, é possível exibir resultados de apenas um formato. Como neste tutorial o arquivo a ser recuperado é uma imagem, foi usado filtro .JPG. No entanto, você pode usar qualquer extensão no lugar: .DOC, .AVI, .EXE. etc. Apenas digite "ponto" e altere o formato.

imagem 7

Agora navegue pelos resultados em busca do que deseja. Note que cada resultado é marcado com um círculo de cor diferente: vermelho (arquivo de qualidade muito pobre ou irrecuperável), amarelo (qualidade pobre) ou verde (excelente qualidade).

imagem 8

Selecione os arquivos que deseja recuperar. Após marcar todos os que devem ser restaurados, clique com o botão direito do mouse sobre um deles e clique em "Recuperar marcado(s)...".

imagem 9

O próximo passo é selecionar o destino dos arquivos recuperados. Para aumentar as chances de sucesso de uma recuperação, é aconselhável que o destino do arquivo recuperado seja outro dispositivo que não o original, ou seja, outra partição ou HD ou um pendrive.

imagem 10

Escolha o dispositivo de destino dos arquivos, clique em "OK" e após alguns segundos eles devem estar sãos e salvos novamente.

imagem 11

 E se der errado?

Se você seguiu passo a passado tudo o que foi indicado no tutorial, mas o arquivo não foi encontrado na lista dos resultados, ainda existe uma possibilidade.

O Recuva possui um modo de pesquisa "profundo". Ele pode levar até horas para ser realizado dependendo do tamanho do dispositivo, porém, seus resultados são bem mais amplos.

Para utilizá-lo, clique em "Opções" na tela inicial do aplicativo e na guia "Ações" habilite a opção "Verificação profunda (aumenta o tempo de verificação)". Clique em "OK" e repita os mesmos procedimentos realizados anteriormente

imagem 12

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+