• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Descubra o que são essas árvores de sapatos que parecem ter saído de filmes de terror

POR Jesus Galvão    EM Mundo Afora      04/04/18 às 19h00

É inegável a ânsia do homem por deixar sua marca no mundo. Muitos rodam mundo afora espalhando sua arte, e a criatividade humana pode resultar em belas obras que inspiram e enchem nossos olhos. Elas podem ser simples, e passarem despercebidas por muitas pessoas. Como os trabalhos de pichações em muros e viadutos. Ou mensagens deixadas nas paredes de banheiros públicos, por exemplo.

Assim como acontece na Pont des Arts, ou ponte dos cadeados, em Paris, onde os casais apaixonados do mundo todo penduram cadeados para simbolizar o amor eterno entre eles. E, uma manifestação um pouco mais estranha desse singular desejo humano de deixar um símbolo de seu legado são as "árvores de sapato".

As árvores

Teorias que variam de fechamento de ciclos militares a rituais de fertilidade tentam explicar as suas origens. E o por que elas estão se espalhando pelo mundo todo. Qualquer pessoa pode começar a criar a sua própria. Tudo o que se precisa é de alguns paredes de tênis, botas, chinelos, sandálias, patins e outros tipos de calçados, que serão utilizados para enfeitar as árvores.

As árvores supostamente, tiveram origem na América do Norte. E, já se espalharam pelo Reino Unido e algumas outras partes da Europa. Alguns acreditam que elas tenham surgido quando soldados que deixavam os quartéis atiravam suas botas sobre os fios de energia próximos àquele local marcando fim de seus serviços.

Por outro lado, alguns afirmam que tudo começou durante a Crise de 29. Quando as pessoas penduravam os pares extras que estavam sobrando em casa nas árvores para aqueles que não podiam comprá-los. E, mesmo quando a Grande Depressão havia terminado, a tradição teria sido mantida. Em algum momento na história, o costume teria sido transportado para o velho mundo, mas não há pistas de como, nem do por quê.

Árvores de sapatos também foram descobertas no Havaí, Austrália, Alemanha, Holanda, China, Rússia e na África do Sul. Algumas lendas giram em torno dos mistérios de suas origens. Em Salem, em Michigan, nos EUA, algumas pessoas contam que um serial killer haveria pendurado os calçados para contabilizar quantas pessoas ele já havia matado.

Enquanto em algumas partes da Europa, e no Reino Unido, as árvores estariam relacionadas a algum tipo de ritual de fertilidade. Pelo menos foi o que afirmou Jim Baine, redator do tablóide The Toronto Sun. Há aqueles que veem nas árvores uma forma de homenagear seus entes queridos. Jogando seus sapatos com mensagens dentro deles.

Muitas dessas árvores existem há mais tempo do que as casas próximas a elas. E algumas teriam passado de geração a geração. Porém, o que há em comum entre todas essas teorias e suposições é de que as pessoas estariam jogando os calçados nas árvores porque elas gostam de jogar seus sapatos nelas. Sem nada muito além disso.

Próxima Matéria
Via   OMG Facts  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+