Dicas para te ensinar a chutar e passar no vestibular ou ENEM

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      31/10/14 às 01h32

O Enem e a época de vestibular estão chegando, e você, estudante, provavelmente já está ficando desesperado. Mas fique calmo, esse processo é natural e mesmo pra quem não passa de primeira, cedo ou tarde acaba. Na verdade, desculpe até ser tão sincero, mas entrar pra uma faculdade é só o começo da vida real e de todos os seus problemas.Mas, nesse sonho de juventude, por enquanto preocupe-se somente com acertar o máximo de questões, o que deve ser um problema bem grande dado o colossal conteúdo de uma prova de vestibular.

Por isso, mais do que ralar igual a um condenado e ficar noites sem dormir, pregado numa cadeira, resolver várias provas de vestibular (baixando-as dos sites oficiais, de anos passados) e adaptar-se à questões como o tempo e a técnica de chutar nas questões não conhecidas são essenciais e podem separar um aprovado de um reprovado. Por isso, preste atenção nessas 6 dicas, que provavelmente te ajudarão a ingressar no mundo acadêmico superior:

1) Estude

study-stuff

Eu sei, parece óbvio, mas qualquer estudadinha pode te salvar. Afinal, na hora de escolher entre 5 alternativas, uma noção básica sobre o tema já pode te ajudar a eliminar uma ou duas alternativas, o que aumenta bastante suas chances de chutas corretamente.

2) Mantenha controle do tempo

u5WZ8GD

Não se desespere nem gaste tempo demais em uma questão se não acha que conseguirá resolvê-la. É melhor reservar um tempo para o fim da prova, não deixando nenhuma questão em branco, mas só chutando também depois de ter certeza que não conseguirá resolver o item em questão. Muita gente se atrapalha nesse item tentando resolver uma mesma questão longamente e acaba perdendo vários itens no processo, o que não vale a pena.

3) Não chute sempre na mesma letra

multipla-escolha-e1276611930724

O MEC exige que haja igualdade na distribuição de alternativas corretas das questões, com 20% para cada letra, e por isso a tática (lógica) de chutar só em uma letra não vai te ajudar muito.

4) Atenção com a repetição

repetition-painting

Atente para itens que se repetem, eles provavelmente mostram a questão certa. Por exemplo:

A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco

Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

5) O mesmo se aplica para números:

7819701-seamless-pattern-with-numbers

A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

6) Evite palavras generalizantes

chaves--comigo-ninguem-tem-paciencia_6330_1024x768

Em geral, palavras como "nunca", "jamais", "sempre", "completamente", "ninguém", "incondicional", "todos", "definitivamente" e "total" marcam questões erradas. Quanto mais específica e aparentemente detalhada for uma resposta, maior é a probabilidade dela estar certa - e aí entra em cena o item 1), afinal, cada mínimo detalhe verdadeiro ou falso pode te ajudar a saber a diferença entre uma alternativa verdadeira ou falsa. Se quiser saber mais, confira esse vídeo abaixo:

E também confira esse método japonês e bastante prático para fazer contas complicadas.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+