Notícias

Dieta com muita proteína pode diminuir a testosterona dos homens

0

Uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos, por cientistas da Universidade de Worcester, mostrou que o consumo excessivo de alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, ovos e shakes proteicos, pode fazer com que os homens tenham os seus níveis de testosterona reduzidos em até 37%.

O estudo foi liderado pelo nutricionista Joe Whittaker. Na pesquisa, foi notado que uma alimentação que incluísse 35% de proteína, ao longo de oito semanas, fez com que alguns participantes tivessem problemas como disfunção erétil, fadiga, depressão e fraqueza muscular. Esses sintomas costumam ser associados à diminuição da testosterona.

Qual o limite indicado para consumo de proteína?

Foto: iStock/Getty Images

Os nutricionistas orientam que o consumo diário de calorias de um adulto esteja entre 2.200 e 2.800 calorias. Além disso, o ideal é que esse valor seja composto por frutas, vegetais, grãos, laticínios, gordura e proteína. O último tipo de alimento não deveria ultrapassar a quantia de 140 gramas a cada 24 horas.

A nova pesquisa afirma que os integrantes faziam ingestão de cerca de 280 gramas de proteína dentro do mesmo limite de até 2.800 calorias. Os valores de ingestão calórica de proteínas consumidos durante a realização da pesquisa são o dobro da orientada para homens adultos. As dietas compostas por 35% de proteína, dentro dos limites ideais de consumo calórico, representariam aproximadamente 215 gramas por dia.

Vale destacar que o consumo em excesso de proteínas costuma ser hábito entre praticantes de musculação, na tentativa de ganhar massa muscular. De acordo com os especialistas, uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos são ideais para atingir esses objetivos. Por isso, os resultados da pesquisa devem servir de alerta, visto que a testosterona é o hormônio responsável pelo crescimento de músculos.

Problemas que podem ser causados pelos baixos índices de testosterona

Foto: iStock

Apesar de chamar a atenção por causa do retardo do ganho muscular, ter níveis baixos de testosterona apresenta grandes perigos para o corpo do homem.

Joe Whittaker, profissional que conduziu o estudo, alerta que índices baixos desse hormônio podem, a longo prazo, provocar problemas como infertilidade. Além disso, aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e Alzheimer.

Vale destacar que a diminuição da testosterona é algo natural, acontecendo durante a andropausa, que costuma ocorrer depois dos 40 anos de idade. No entanto, quando acontece antes do prazo, pode levar à diminuição da proteção e resistência dos ossos, que pode contribuir para o desenvolvimento da osteoporose

A falta desse hormônio também afeta a memória e funções mentais, como, por exemplo, o raciocínio lógico. Isso porque as áreas cerebrais, relacionadas à memória e atenção, são diretamente afetadas pela baixa quantidade de testosterona.

Por fim, vale apontar que a diminuição da testosterona nos homens pode aumentar as chances de desenvolver ansiedade, e também pode originar quadros depressivos, já que o hormônio age no equilíbrio emocional.

Muita proteína e pouco carboidrato também apresenta risco à saúde

Foto: Reprodução

Apesar das revistas oferecerem dietas milagrosas e dos influenciadores digitais compartilharem as suas rotinas de alimentação, colocando os carboidratos como inimigos durante a busca por um corpo torneado, a pesquisa de Whittaker mostra que isso é um erro.

No estudo, foi descoberto que muita proteína e pouco carboidrato aumentam a quantidade de cortisol no sangue. Esse hormônio é o responsável por gerar estresse corporal, e seu nível elevado diminui as defesas imunológicas do corpo. Por isso, as pessoas com níveis altos de cortisol ficam mais propensas a contrair infecções como resfriados, gripe e covid-19.

O pesquisador faz um alerta para que nenhuma dieta seja feita sem a orientação de um profissional da saúde. Isso porque, de acordo com ele, uma alimentação equilibrada, com boas quantidades de proteínas, carboidratos, fibras e vegetais, é essencial para uma vida saudável.

Fonte: Mega Curioso

Por que os filhotes mordem tanto?

Artigo anterior

Pede Liquida de Tudo Casas Bahia oferece 20 milhões em descontos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido