Mundo Animal

Por que os filhotes mordem tanto?

0

Que o cachorro é o melhor amigo do homem, isso não é novidade para ninguém. O relacionamento dos humanos com os cães é antigo. Mas os gatos também têm um lugar no coração das pessoas, e quem ama os pets e tem um sabe como é a relação com esses animais, mesmo que quando ainda são filhotes o trabalho seja grande com eles querendo morder a casa inteira. Você já se perguntou o motivo de os filhotes morderem tanto?

Embora os filhotes tragam momentos de fofura e brincadeiras, eles também tem seus vários momentos de mordidas Esse é um hábito comum dessa fase dos pets. O ponto principal para se entender é que, quando filhotes, eles têm a necessidade fisiológica de morder alguma coisa para ajudar no seu desenvolvimento.

“Os filhotes são curiosos, parte do motivo de morder tudo é devido a isso. Também fazem isso por ser uma forma de brincar e coçar as gengivas. Pode também indicar ansiedade, tédio e falta de atividade física”, explicou a veterinária Isabela Canto.

Morder

Adoro pets

A realidade é que para os filhotes, tudo é uma grande brincadeira. Além disso, para eles, o momento de se divertir junto com seu amigo, no caso o seu dono, é uma das coisas mais prazerosas e importantes para ele e também para essa relação.

Esse momento é importante porque é nele que os laços são estreitados e o vínculo do filhote com seu dono é ainda mais reforçado. Então, é natural que os filhotes, nesse caso tanto os cachorros como os gatinhos, mordam seus donos enquanto estão brincando com ele.

Contudo, em alguns casos as mordidas podem sair do controle e os filhotes começarem a morder tudo ao seu redor. O que fazer quando isso acontece?

Cachorros

Gazeta do povo

Morder  é uma parte do instinto dos cachorros em qualquer fase da sua vida. Justamente por isso que, quando eles são filhotes, esse comportamento é normal. Até porque, na vida dos cachorros, a juventude é a maior parte dela. É nessa fase que eles descobrem coisas novas sempre, como por exemplo, sabores, texturas e sensações.

Por conta disso, as mordidas fazem bem para o aprendizado e interação dos filhotes com seu dono. Mas é claro que elas não devem ser liberadas para sempre. A partir da terceira semana de vida do filhote, já é fundamental que o dono o desestimule a morder.

Um outro ponto que faz os filhotes morderem é que, assim como acontece com as crianças, o nascimento dos dentes traz um desconforto na gengiva. E quando os filhotes mordem alguma coisa, isso lhes dá um alívio.

Desse modo, é importante deixar sempre brinquedos macios à disposição dos filhotes. Mas vale ressaltar que esses objetos precisam ser resistentes para não soltarem pedaços que possam ser engolidos.

Gatos

Gazeta do povo

Os filhotes de gatos também têm o costume de morder. No caso dos gatos, eles podem ser influenciados pelos próprios donos. Já que, mesmo sem querer, alguns donos podem mostrar para os filhotes que as mordidas são divertidas e fazem parte da brincadeira.

Tendo isso em mente, é preciso saber agir para evitar que o hábito seja relacionado com carinho e diversão. No caso dos filhotes de gato, eles dão alguns sinais antes de morder. Por exemplo, dorso elevado, pelos arrepiados, olhar fixo, ronronar baixo e rouco, pupilas dilatadas e orelhas para trás.

Além disso, as mordidas dos filhotes de gatos também podem ser motivadas por raiva ou dor. Então, para que eles parem com esse hábito é importante entender os momentos que eles costumam morder para pedir atenção carinho ou mostrar que algo está incomodando.

Parar o hábito

Patas da casa

Assim como as crianças, os filhotes ainda estão aprendendo se podem ou não fazer alguma coisa. Por isso que são os donos que devem ensiná-los. Uma forma de diminuir o hábito é brincar muito com eles e gastar energia.

“Reforço positivo, elogiando e acariciando quando ele estiver calmo e permitir carinho e brincadeira sem morder também é importante. Quando precisar brigar nesses momentos, o ideal é falar um não incisivo, sem agressão física ou ameaça”, concluiu Isabela.

Fonte: Gazeta do Povo

Imagens: Adoro pets, Gazeta do Povo, Patas da casa

Saiba por que o filme Guerra dos Mundos é criticado

Matéria anterior

Dieta com muita proteína pode diminuir a testosterona dos homens

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications