Entretenimento

Divulgada imagem de átomos com a mais alta resolução já vista

0

Com certeza, você lembra de ter estudado sobre os átomos em suas aulas de ciência. Você pode não se lembrar muito de detalhes sobre eles. Basicamente, o átomo é o formador de tudo aquilo que ocupa um lugar no espaço e que tem uma massa. Por conta da sua importância, vários estudos e pesquisas são feitos sobre ele. Como essa feita pelos cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, que quebraram um recorde capturando a imagem de átomos com a mais alta resolução já vista.

Eles conseguiram essa imagem de átomos com a mais alta resolução já vista através da técnica conhecida como pticografia. Nela, são usados algoritmos que foram combinados com um detector de alta potência criado pelos cientistas em 2018.

Então, a pticografia usa padrões de interferência criados a partir da divisão de elétrons quando eles se colidem com os átomos. Com a medição desses padrões, o sistema é capaz de gerar uma imagem detalhada da estrutura atômica.

Como se não bastasse capturar a imagem de átomos com a mais alta resolução já vista, o detector também quebrou o recorde mundial quando triplicou a resolução de microscópios avançados. Mesmo assim, existia um desafio, visto que ele só funcionava com amostras atômicas ultrafinas. Ou seja, os átomos que eram mais grossos causariam uma dispersão de elétrons de uma maneira que os pesquisadores não iriam conseguir desemaranhar.

Imagem de átomos com a mais alta resolução

Gizmodo

Por conta disso que os cientistas usaram um detector de matriz de pixels de microscópio eletrônico (EMPAD) e fizeram a incorporação de algoritmos mais sofisticados de reconstrução 3D.

Feito isso, em maio de 2021, eles foram capazes de capturar a imagem de átomos com a mais alta resolução já vista na história. Isso foi feito através da reconstrução de elétrons de um cristal de PrScO3 pela psicografia, aumentando em 100 milhões de vezes.

Com o uso da técnica, os cientistas foram capazes de ajustar de forma adequada a resolução que a foto tem somente com um desfoque por conta da oscilação térmica dos átomos.

Todo o processo sobre a captura dessa imagem de átomos com a mais alta resolução já vista foi contado em um estudo publicado em maio de 2021. De acordo com Zhen Chen, co-autor do estudo, o que eles conseguiram não somente “quebra o recorde, mas, também, estabelece um novo limite para resolução microscópica”.

Justamente por isso que essa imagem que eles conseguiram muda a percepção a respeito do mundo atômico. Além disso, o estudo abre portas para novos avanços nos campos da ciência dos materiais e na comunicação quântica.

Fonte: Gizmodo

Imagens: Gizmodo

GTA Vice City da Shopee, HeliCity está custando R$ 10,90 no PS4

Artigo anterior

Hipótese alternativa questiona o Big Bang e explora a cosmologia saltitante

Próximo artigo