Entretenimento

Dublador do Wolverine, Isaac Bardavid, falece aos 90 anos

0

O ator e dublador Isaac Bardavid, famoso por dar voz ao personagem Wolverine em produções no Brasil, morreu nesta terça-feira, 01 de fevereiro, aos 90 anos.

O artista havia sido internado há alguns dias em um hospital no Rio de Janeiro por causa de um agravamento do enfisema pulmonar, doença degenerativa que age contra os tecidos do pulmão.

Além de dublar Wolverine, Isaac Bardavid, também foi a voz de Esqueleto, vilão da franquia He-Man; do Comissário Gordon, em “Batman: A Série Animada”; assim como do Deus Odin na Marvel Studios; do Tigrão, da Turma do Ursinho Puff; de Phil, da animação “Hércules”; e de outros personagens. 

No ano de 2017, o artista brasileiro conheceu o ator Hugh Jackman, intérprete de Wolverine nos cinemas, durante o programa “The Noite com Danilo Gentili”.

Internação de Isaac Bardavid

Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo

No dia 27 de janeiro de 2021, a família do dublador confirmou que ele estava  internado em estado grave em um hospital de Niterói, município do Rio de Janeiro.

“Fala pessoal, aqui é o João, infelizmente, uma notícia ruim: Isaac encontra-se internado com agravamento significativo de seu enfisema. Juntem-se a nós em orações! Por favor, evitem dar notícias falsas, peço que antes de comentar alguma bobagem tenham respeito aos familiares e aos fãs do Isaac”, publicou o neto dele no Instagram.

Encontro com Hugh Jackman

Reprodução

Wolverine é um dos mutantes mais populares dos quadrinhos da Marvel. Ele foi criado por Roy Thomas, Len Wein e John Romita Sr. em 1974. O personagem apareceu pela primeira vez em uma HQ do Hulk. O nome real do herói é James Howlett e ele nasceu em uma propriedade rural do Canadá, no século 19.

O personagem descobriu as suas garras após matar o pai por vingança, descobrindo ser filho dele após o ferir fatalmente. Por causa disso, ele fugiu e adotou o nome de Logan.

Depois, se alistou no exército e trabalhou como mercenário. Em seguida, participou do programa Arma X e teve seu esqueleto fundido com o metal adamantium, o que o tornou quase imortal, devido à sua rápida capacidade de cura.

Ao longo dos anos, ele se tornou membro do X-Men e lutou ao lado de equipes como Vingadores e X-Force.

O personagem conquistou o mundo a fora. Por isso, em fevereiro de 2017, Hugh Jackman desembarcou no Brasil para divulgar “Logan”, o último filme em que interpreta o personagem Wolverine. A passagem foi marcada pelo icônico encontro do ator com o dublador brasileiro do mutante, Isaac Bardavid.

No programa The Noite, do SBT, eles gravaram um vídeo em que primeiro Hugh fala e depois Isaac dubla.

“Hoje eu acabei de dublar o último filme do Wolverine. Isso me entristeceu um pouco. O primeiro filme do Wolverine, desenho, apareceu em 94, e de lá para cá o interpretei em todos os desenhos, o que significa que Wolverine envelheceu e eu envelheci com ele. É um pouco triste, mas estou feliz. Hoje termina essa saga entre mim e o Wolverine”, diz o brasileiro em um vídeo em que conta sobre a importância do personagem em sua vida.

Fonte: Metrópoles, Cine Buzz, Portal Uai, Ei Nerd

 

A cidade perdida de Cahokia foi abandonada e ainda não se sabe o motivo

Matéria anterior

“BBB”: relembre tretas históricas do reality

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos