Curiosidades

A cidade perdida de Cahokia foi abandonada e ainda não se sabe o motivo

0

No decorrer da história já existiram as mais variadas cidades. Durante algumas centenas de anos, a cidade de Cahokia era “O” lugar. Essa cidade era movimentada, vibrante e já foi o lar de aproximadamente 15 mil pessoas. Contudo, no fim do século XIV, a cidade estava deserta. O mais intrigante é que os pesquisadores até hoje não sabem o motivo disso.

Pelo menos, um estudo publicado em 2021 conseguiu destacar uma ideia anterior. Ele dizia que o desmatamento e o uso excessivo da terra ao redor de Cahokia causaram erosão excessiva e inundações na área. Como resultado, a cidade ficou menos habitável para os nativos americanos.

Cidade

Britannica

Ademais, os pesquisadores fizeram uma análise de núcleos de sedimentos reunidos perto de montes de terra no sítio histórico do estado de Cahokia Mounds. Com isso, eles estabeleceram que o solo ficou estável desde o apogeu da cidade até por volta do século XIX e do desenvolvimento industrial. Ou seja, não aconteceu um desastre ambiental.

“Há uma narrativa muito comum sobre as práticas de uso da terra que levam à erosão e sedimentação e contribuem para todas essas consequências ambientais. Quando realmente revisitamos isso, não vemos evidências da inundação”, disse na época a geoarqueóloga Caitlin Rankin, da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign.

Nesse sentido, os montes ao lado da escavação estão em áreas baixas e perto de um riacho. O que seria uma posição favorável para uma inundação. Contudo, não existia sinal de sedimentos deixados pelas inundações.

Abandono

Legends of America

Embora as pessoas que moravam em Cahokia tenham cortado várias árvores, o estudo mostrou que isso não levou a uma erosão e inundação, que posteriormente expulsaria as pessoas de suas casas.

“Neste caso, havia evidências de uso de madeira pesada. Mas isso não leva em conta o fato de que as pessoas podem reutilizar materiais, tanto quanto você pode reciclar. Não devemos assumir automaticamente que o desmatamento estava acontecendo, ou que o desmatamento causou esse evento”, disse Rankin.

Por conta disso, a cidade ainda é um tópico bem fascinante para os especialistas. Tanto que, em 2020, um estudo analisou as fezes humanas antigas e sugeriu que as pessoas começaram a voltar para Cahokia em números substanciais bem antes dos colonos europeus começarem a chegar no século XVI. Logo, é possível que o abandono dessa cidade não tenha durado tanto tempo.

Observações

Wionews

“A bagunça que estamos fazendo ao cuidar do planeta no momento torna mais fácil imaginar o ecocídio sendo responsável por alguns dos mistérios inexplicáveis ​​do passado. Mas é importante continuar cavando para encontrar as difíceis provas do que realmente aconteceu”, disseram os pesquisadores.

“Ao eliminar essa possibilidade, isso nos leva a outras explicações e exige que busquemos outros caminhos de pesquisa”, concluiu o antropólogo Tristram Kidder, da Universidade de Washington, em St. Louis.

Fonte: Science Alert

Imagens: Britannica, Legends of America, Wionews

Atmosfera desse exoplaneta tem uma semelhança intrigante com a Terra

Previous article

Dublador do Wolverine, Isaac Bardavid, falece aos 90 anos

Next article

Comments

Comments are closed.