Curiosidades

É isso que acontece quando comemos muita carne

0

Todos concordam que comer está entre as melhores coisas da vida, né? E, a menos que você seja adepto ao vegetarianismo ou veganismo, existe uma enorme possibilidade de você ser um amante das carnes. De fato, esse tipo de alimento está presente nos pratos da maioria das culinárias ocidentais. Aqui mesmo, no Brasil, é muito comum encontrar pessoas fazendo churrascos com diversos tipos de carnes. No entanto, assim como acontece com outros alimentos, o nosso corpo pode apresentar sintomas indesejáveis se começarmos a comer muita carne.

Você já deve saber que as carnes no geral são grandes fontes de proteína. São parte essencial de uma dieta saudável e equilibrada. Resumindo, a proteína nos ajuda a construir e reparar músculos, órgãos e ossos. No entanto, abusar disso pode acabar trazendo alguns problemas que precisamos ficar de olho. Você já ouviu falar de alguma pessoa que passou mal por comer carne demais? Pensando um pouco sobre isso, decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. Confira conosco a seguir o que acontece quando comemos carne demais. Compartilhe com seus amigos desde já e, sem mais delongas, vamos lá.

O que acontece quando comemos muita carne?

Suamos constantemente

Se você já comeu uma grande quantidade de carne de uma vez, deve ter notado uma coisa estranha: a sudorese. Só é preciso abusar de uma refeição cheia de carne, para começar a suar de forma profusamente. Embora a sudorese causada pelo consumo exagerado de carne ainda não tenha sido estudada, já conhecemos o mecanismo por trás desse efeito. Basicamente, quando comemos demais esse alimento, o nosso corpo precisa exercer alguma energia para digerir e processá-los por meio da regulação da temperatura do corpo.

Esse processo é conhecido como “termogênese induzida pela dieta” e pode aumentar ligeiramente a temperatura do corpo. Como essa proteína consome muita energia na digestão, ela pode ter um efeito maior na termogênese do que uma porção de salada, por exemplo. Desta forma, um grande bife pode realmente aquecê-lo e fazer com que você sue facilmente.

Grande cansaço

Toda a energia, necessária para digerir uma refeição com muita carne, pode ter um sintoma adicional. Faz com que nos sintamos completamente sonolentos após comer. Isso acontece porque o nosso corpo move o fluxo sanguíneo para o intestino. Isso ajuda então a priorizar esse processo, desviando de outras áreas do corpo, incluindo o cérebro. Isso então explica a falta de disposição que, às vezes, segue uma grande refeição.

Desidratação

Outro efeito colateral, de toda a proteína que consumimos, é que ela exige muita água do corpo para processá-la. Isso pode nos deixar desidratados. Embora a proteína seja crucial para a saúde, incluindo no reparo dos músculos, as pessoas costumam acreditam que precisam de muito. A recomendação diária é de apenas 0,8g/KG para a maioria das pessoas que não seguem uma rotina de exercícios. A recomendação para atleta é 1,5 a 1,8g/KG.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Aldeia italiana há anos é atormentada por incêndios misteriosos

Matéria anterior

Espécies inteiramente novas de bolhas gelatinosas são confirmadas no mar profundo

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar