Está procurando algo mais barato que picanha? Então você precisa conhecer esse corte bovino.
Muitos açougueiros podem nem recomendá-lo, mas os consumidores estão conhecendo suas verdadeiras qualidades e até mesmo substituindo a carne nobre no churrasco.
Trata-se do shoulder, um corte bovino proveniente da paleta, que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de carnes.
Versátil, ele vem ganhando destaque entre as preferências dos brasileiros na hora de escolher o cardápio do churrasco, muitas vezes até superando a famosa picanha.
Via Globo
De acordo com Rossano Mendonça da Silva, proprietário da The Bife Boutique de Carnes Nobres, essa mudança se deve principalmente ao preço e à maciez, os dois fatores mais valorizados pelos consumidores.
Na loja, localizada no Rio de Janeiro, o quilo da picanha angus custa R$ 179, enquanto o shoulder angus sai por R$ 104 o quilo.
Nos últimos cinco anos, o shoulder se tornou um dos cortes mais procurados, sendo uma tendência atual. O custo-benefício permite que os consumidores adquiram uma carne nobre em maior quantidade.
Antes, todos dependiam apenas de um tipo de carne. A escolha também é motivada pelo sabor excepcional, explica o especialista.
O chefe-churrasqueiro explica que o shoulder, também conhecido como raquete ou “ombro” em inglês, pode ser encontrado no formato “red”, sem a capa de gordura, ou com ela, dependendo da preferência do cliente.
Por isso, o shoulder tem ganhado espaço em relação às carnes nobres, sendo mais barato que picanha e oferecendo muitas qualidades.
Além do shoulder, existem várias outras carnes que se destacam pelo bom custo-benefício, combinando preço acessível com maciez. Algumas são mais conhecidas dos consumidores, outras podem surpreender.
Por exemplo, temos a fraldinha, um corte macio, saboroso e com fibras longas, perfeito para churrasco ou assados. Seu preço é geralmente mais acessível do que a picanha. Além disso, serve para outras receitas, com equilíbrio entre gordura e carne.
O mesmo vale para a maminha, extraída da parte traseira do boi. Ela é muito macia e tem um preço moderado. Fica excelente grelhada, assada ou até mesmo cozida.
Outra opção semelhante é o famoso patinho. Embora seja um pouco mais firme, se bem preparado, o patinho pode ser suculento e macio, além de ser mais barato que picanha. É muito usado para bifes, assados e carne moída.
Via PxHere
Agora, pode surpreender, mas uma carne mais barata que picanha e com versatilidade no sabor e na maciez é o coxão mole. Esse é um dos cortes mais macios da traseira do boi, é bastante simples de trabalhar. Pode ser usado em bifes, assados ou até mesmo no preparo de pratos cozidos.
Também temos o corte acém, retirado da parte dianteira, sendo econômico e pode ser extremamente macio quando bem preparado. Ideal para ensopados, assados ou carne moída.
Para quem procura mais gordura e equilíbrio, temos o filé de costela, também chamado de entrecôte, é uma carne com boa quantidade de gordura entremeada, o que garante sabor e maciez. Perfeito para grelhas ou assados.
Por fim, o cupim, um corte com bastante gordura entremeada, o que dá sabor e maciez após longos cozimentos. Perfeito para churrascos ou na brasa, e é mais barato que picanha.
Claro, exista quem prefira o sabor nobre, mas essas substituições não deixam nada a desejar.
Fonte: Globo Rural