Ciência e TecnologiaCuriosidades

É isso que acontece se você engole pasta de dentes em excesso

0

É muito importante cuidar da saúde bucal. Quando se ingere uma grande quantidade de flúor, substância presente nas pastas de dentes, é possível que ocorra um distúrbio chamado de fluorose dental. Essa anomalia causa manchas no esmalte dos dentes.

É um distúrbio que ocorre no esmalte dentário e é causado pelo consumo flúor durante o desenvolvimento dos dentes. Entretanto, isso pode ocorrer mesmo após o desenvolvimento completo da dentição. O risco de exposição excessiva de flúor ocorre em qualquer idade, mas é mais elevada em crianças e jovens.

Em suas formas leves (que são as mais comuns), a fluorose aparece imperceptível. Seus sintomas são: minúsculas listras brancas ou manchas no esmalte do dente. Na sua forma mais grave, a aparência do dente é marcada por descoloração ou marcações marrons.

O esmalte pode ficar danificado, áspero e os dentes difíceis de limpar. Os pontos e as manchas deixadas pela fluorose são permanentes e podem escurecer ainda mais com o tempo.

25

A preocupação mais superficial com a fluorose dentária é com a mudanças estéticas na dentição que são permanentes. Estas alterações são propensas a ocorrer em crianças que são excessivamente expostas ao fluoreto entre 20 e 30 meses de idade.

O período crítico de exposição é entre 1 e 4 anos de idade. A gravidade de fluorose depende da quantidade de fluoreto que a pessoa ingeriu, a resposta individual, o peso, nutrição e o crescimento ósseo. Muitas fontes bem conhecidas de fluoreto podem contribuir para a superexposição.

26

5 costumes dos espanhóis que os brasileiros acham simplesmente bizarros

Artigo anterior

Entenda como funciona a misteriosa ligação entre irmãos gêmeos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido