• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


É isso que a NASA poderia fazer se tivesse U$ 600 bilhões de orçamento

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      14/11/18 às 13h41

Desde a década de 1960, a NASA tem sido um nome muito comum na vida de milhares de pessoas no mundo todo. Desde que pousamos pela primeira vez na Lua, a NASA passou a explorar outras superfícies extraterrestres como a lua de Marte e Saturno, e outros planetas de nosso sistema solar.

E tudo isso, com um baixo orçamento disponibilizado pelo governo dos Estados Unidos. Agora, você consegue imaginar o que a Agência Espacial Americana poderia fazer caso recebesse anualmente centenas de bilhões de dólares?

O orçamento da NASA

O céu não é o limite, ao menos não para a NASA. Na verdade, tudo o que vemos quando olhamos para cima é apenas a linha de partida da Agência Espacial Americana, também conhecida como NASA. Isso porque os Estados Unidos gasta mais do que qualquer outro país no mundo em exploração espacial.

Grande parte de todo esse investimento vai para a NASA. Mas, se compararmos o orçamento federal do país constataríamos que, na verdade, todo o investimento feito é uma ninharia. De 1969, quando o primeiro homem pisou na Lua, o orçamento da agência caiu de 4,5% do orçamento federal para apenas 0,5%.

Se caso esses valores não tivessem sido reduzidos, o que poderia ter acontecido? Quão próximos estaríamos de colonizar Marte ou até mesmo de visitar outro Sistema Solar? No momento, para essas perguntas, não temos respostas. No entanto, podemos ter uma noção no que a NASA poderia investir caso tivesse o mesmo orçamento que as forças armadas do país em 2016.

Em 2016, somente para as forças armadas, o orçamento era de 600 bilhões de dólares. Para se ter uma ideia, esse orçamento conseguiria pagar tranquilamente uma missão tripulada para Marte com dezenas de bilhões de dólares sobrando no fim das contas.

A NASA estima que custaria cerca de 450 milhões de dólares para que uma equipe pudesse desembarcar até o final de década de 2030 ou no início da década de 2040. Pensando nos 600 milhões do montante que compõem o orçamento dos militares, sabemos que tal orçamento atenderiam facilmente os custos atuais dos maiores projetos que estão em andamento.

Alguns deles são a construção e o lançamento do foguete mais poderoso da história. O telescópio espacial mais poderoso já construído, o Telescópio Espacial James Webb. Uma parceria foi feita com a SpaceX em sua primeira missão a Marte e as operações da NASA a bordo do ISS até 2024.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Business Insider  
Imagens Forum Airbase
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+