Vocês já repararam a diferença dos lados dos botões nas camisas masculinas e femininas? Se você nunca percebeu, camisas das mulheres geralmente são do lado esquerdo, enquanto a dos homens estão do lado direito. Mas porque isso? Existe algum motivo específico? Bom, hoje a Fatos Desconhecidos vai mostrar para vocês algumas teorias que podem explicar isto. Já leu nossa matéria que mostra para que serve o terceiro plug das tomadas?

Uma teoria afirma que Napoleão teve alguns problemas com os botões de sua camisa. Em todos os seus retratos, Napoleão tinha a mão direita enfiada no bolso do casaco, e acredite vocês ou não, isso era um sinal de boa educação, e seus botões eram do lado esquerdo. Pelo fato de Napoleão achar que os homens eram superiores que as mulheres e está cansado das mulheres zombarem da sua "assinatura" (sempre com a mão no bolso do casaco), ele supostamente exigiu que os botões das camisas das mulheres fossem passados para o lado oposto.

001

Publicidade
continue a leitura

Outra teoria diz que o lado dos botões envolviam armamento. Homens carregavam suas espadas na mão direita, então era mais fácil para eles desabotoar com a mão esquerda. Será?

002

Outra terceira teoria tem a ver com bebês e amamentação. Mulheres geralmente seguram os bebês com a mão esquerda para manter sua mão direita livre para desabotoar os botões da parte superior da camisa. Mas também pode ser explicado pelo fato de que antigamente as mulheres sempre eram vestidas pelos funcionários, que eram normalmente destros, e com o botão do lado esquerdo facilitava na hora de vestir as mulheres. Já que os homens sempre se vestiam sozinhos, a inversão não era necessária. Já leu nossa matéria que mostra como conseguir Stardust em Pokémon Go? E para que serve?

Publicidade
continue a leitura

2

Outra teoria que envolve as mulheres é que na hora de andar à cavalo, elas se sentavam de lado e viradas para o lado esquerdo, e os botões do lado esquerdo da camisa impedia o vento de entrar.

homem

Publicidade
continue a leitura

Mas então, se todos esses motivos não fazem sentido hoje, porque a industria da moda ainda não mudou isso, deixando os lados dos botões iguais? Mesmo quando as mulheres modernas começaram a usar calças e camisas, os botões continuaram do lado oposto, mas isso pelo fato de ter que manter as roupas masculinas e femininas com alguma diferença. É interessante como uma tendência que costumava ter uma finalidade essencialmente exercida, passe para um novo século sem explicação. O que podemos concluir é que as pessoas sempre vão querer uma maneira para diferenciar as roupas dos homens e das mulheres, concordam? Não que isso esteja certo, mas é como as cosias são!

E aí amigos, já sabiam o motivo pelos botões das camisas masculinas e femininas serem de lados opostos? Comentem!

Publicado em: 26/08/16 18h23