Ciência e TecnologiaCuriosidades

É verdade que adolescentes não podem malhar?

0

Muitas pessoas acreditam que adolescentes não podem malhar e se insistirem nisso podem parar de crescer. Será mesmo verdade? Apesar de ser uma ideia bastante difundida, ela não possui fundamentos científicos.

É preciso sim tomar certos cuidados ao malhar, principalmente durante a adolescência. No entanto, a musculação não pode atrofiar os músculos, impedir o crescimento, nem nada disso.

Malhar na verdade pode ser ótimo para a saúde, pois ajuda o adolescente a manter um bom condicionamento físico. Claro que é preciso andar na linha, fazer coisas como pegar peso acima do recomendado pode ser prejudicial, por exemplo.

Desenvolvimento do corpo

nalh

Apesar de não oferecer risco quando praticada anteriormente, os profissionais de saúde e educação física são unânimes quando afirmam que a idade ideal para o início da musculação é quando o ciclo do crescimento se aproxima da fase final, por volta dos 16 anos.

Há quem acredite que praticar a atividade física antes disso pode fazer com que a puberdade “acelere”, o que também não é verdade, já que o corpo continua se desenvolvendo no mesmo ritmo mesmo com a malhação.

Acompanhamento profissional

acomp

Por necessitarem de mais atenção e cuidado do que uma pessoa com idade óssea completa, os adolescentes precisam ser acompanhados de perto por especialistas durante a prática de atividade física.

A musculação pode exigir demais dos músculos e ossos e acabar sendo nociva, por isso, quanto mais cuidado, melhor. Na academia, a sequência de exercícios deve ser elaborada exclusivamente para ele, levando-se em conta a idade.

Também é necessário um instrutor por perto e não exagerar no esforço. Assim, os adolescentes podem ter a chance de ter mais disposição e viver uma vida mais saudável, além de deixarem o corpo em forma.

7 fatos assustadores sobre fast foods que vão mudar sua dieta para sempre

Matéria anterior

Jovem descobre código em criptografia do “Dia D” da 2ª Guerra Mundial

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications