• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


É verdade que existem jacarés que vivem nos esgotos das cidades?

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      18/09/17 às 18h33

Independente do lugar que você visitar, é bem provável que irá se deparar com algumas lendas urbanas. Se for um pouquinho curioso em relação a esse tipo de assunto, perceberá que cada cultura mantem suas lendas firmes e fortes, como uma forma de afirmação de sua essência. Mas será que você já ouviu falar dos jacarés que perambulam pelos esgotos de Nova York?

Os norte americanos conhecem bastante essa lenda. Introduzida como a história de um garotinho que ganha um jacaré de presente de aniversário e o detesta. Para demonstrar o quanto odiou o presente, simplesmente joga o animal na privada e dá descarga. É assim que supostamente, os jacarés poderiam ter começado a habitar esses locais. Anos depois, o garoto vai até uma grade de esgoto, à procura de sua bola de beisebol. É aí que ele tem seu braço dilacerado por seu antigo amiguinho.

A Flórida também é um local muito conhecido por abrigar milhares de animais do tipo. Temas semelhantes aparecem constantemente em filmes de terror, e até mesmo em desenhos animados. Quem não se lembra do personagem Zé Jacaré do desenho Pica-Pau? Pois é, por mais que não viva dentro de um esgoto na animação, é um habitante da Flórida, em memória à fama da região.

Segundo o folclorista Jan Harold Brunvand, em sua "Enciclopédia de lendas urbanas", essa história é largamente conhecida. De fato, "as consultas sobre os rumores de jacarés, chegam regularmente aos ouvidos de responsáveis por esgotos da cidade de Nova York, mas são rotineiramente negadas". As denúncias feitas por populares podem parecer sólidas o suficiente para comprovar. Acontece que não é tão simples assim acreditar em humanos sem embasamento teórico.

Afinal, os jacarés sobreviveriam no esgoto?

Bom, apesar de todos os mitos e supostas evidências, o fato é que esses animais não sobreviveriam muito tempo no esgoto. No ano de 1982, o porta-voz da empresa responsável pelos esgotos de Nova York, afirmou ao jornal The New York Times: "Eu poderia citar-lhe muitas razões convenientemente lógicas para que o sistema de esgoto não seja um habitat adequado para um jacaré. Mas basta dizer isso, em 28 anos eu estive no jogo de esgoto, e nem eu nem nenhum dos milhares de homens que trabalharam para construir, manter ou reparar o sistema, já viu um. E um jacaré de 800 quilos... Seria difícil não reparar!".

Parece ser estranho, mas os nova-iorquinos possuem uma certa obsessão por essa lenda. Tratam os jacarés fantasma da cidade como uma fonte de orgulho, ao invés de temê-los. Se tudo fosse verdade, é certo que a população teria muitos motivos para se preocupar afinal, as ruas poderiam estar infestadas deles.

"Alligators in the Sewers Day"

Existe ainda um evento criado em comemoração ao primeiro avistamento de um jacaré no esgoto, em 1935. Chamado de "Alligators in the Sewers Day" (algo como "jacarés no dia dos esgotos), foi criado pelo historiador Michael Miscione, do município de Manhattan. O dia se transformou em feriado anual não oficial, e o homem conta que não criou o dia como forma de piada, mas sim porque é preciso enfatizar as evidências de que a história é real.

Segundo ele, "o conceito de jacarés nos esgotos das cidades é um grande mito, e tendo feito uma pequena pesquisa sobre isso, descobri que ele tem uma base forte na realidade. Eu senti que as pessoas deveriam saber disso".

Bom, a verdade é que os jacarés até podem ter feito do esgoto seu habitat, mas por pouquíssimo tempo. Este é um local repleto de excrementos que liberam um gás chamada metano, que é extremamente prejudicial à vida. São ótimas lendas, mas sem veracidade comprovada.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   NBC News     Live Science     City Metric  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+