• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Ela superou tudo e hoje é a primeira modelo do mundo com microcefalia

POR Bruno Destéfano    EM Compartilhando coisa boa      16/07/19 às 14h29

Os médicos insistiram no pior diagnóstico possível. Ana Victória Lago não andaria e nem falaria por causa da microcefalia. Já era um fato consolidado, que dificilmente mudaria de horizonte. Entretanto, tudo mudou no instante que a roraimense recebeu um convite para participar de uma sessão de fotos. A modelo em potencial demonstrou ter um gosto específico ao mundo da moda e, com isso, as pessoas começaram a notá-la como grande profissional que ela era (e ainda é!). Após três anos na área, Ana Victória já é considerada a primeira modelo do mundo (e do Brasil) com microcefalia. Isso serviu como um instrumento de superação para muitas pessoas, no sentido de perceber que as limitações físicas não são nada quando os sonhos falam mais alto. Ela superou tudo e hoje é a primeira modelo do mundo com microcefalia.

O primeiro trabalho da Ana Victória foi no projeto intitulado "Arte Sem Preconceitos", em Manaus. A mãe e funcionária pública, Viviane Lago Lima, de 38 anos, levou suas duas filhas com microcefalia para se aventurarem na proposta da agência (Ana e Maria Luiza, de 17 anos). Assim sendo, as coisas começaram a mudar de perspectiva.

"Os médicos disseram que ela não iria andar e nem falar. Afirmaram que os comprometimentos eram severos e irreversíveis. Eu desacreditei. Ela tem nos surpreendido cada vez mais", disse Viviane em conversa com o "Razões para Acreditar". Ana Victória surpreendeu a todos as pessoas com a sua desenvoltura diante das câmeras. Ninguém esperava por aquilo.

Ascensão

"Ela nunca tinha feito algum trabalho de modelo e neste dia, ela mostrou que sabia fazer aquilo, se portar diante de uma câmera. Ela se sentiu em casa. Fez poses e se divertiu", conta a mãe Viviane Lago Lima. "Então, no dia seguinte, ela foi convidada para fazer mais uma sessão de fotos, mais produzida. No decorrer desse período, eu fui enxergando que era isso que a Ana Victória queria".

Entretanto, todo o caminho da carreira em ascensão fora percorrido com bastante cuidado. Viviane lembra que foi aperfeiçoando sua filha para amadurecer o trabalho cada vez mais. "E agora ela está tirando a carteira profissional de modelo, como toda modelo tem, assim, ela vai poder ser contratada, emitir nota fiscal, tudo certinho. Ela ama tudo isso", disse.

Conquistas pela inclusão

Viviane sempre tenta inserir sua filha em trabalhos inclusivos, tal como participações nos eventos propositivos. Ou seja, que geram conscientização coletiva e a valorização das pessoas com deficiência. Segundo ela, várias empresas procuraram por Ana para fazer divulgação de produtos.

No entanto, ainda não estava na hora. "Por conta da microcefalia, ela tem um déficit de fala e de entendimento. Mas acredito muito que num período curto de tempo, a empresas consigam se adaptar ao perfil da Ana Victória e ela deles", disse.

Após a repercussão da história por meio da imprensa internacional, Ana Victória foi entrevistada por sites de outros países. Dessa maneira, fica mais do que evidente que a jovem é a primeira modelo com microcefalia do Brasil. E não só: ela superou tudo e hoje é a primeira modelo do mundo com microcefalia!

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+