O Twitter tem estado em foco desde que Elon Musk comprou a rede social. Tanto é que até o nome da plataforma mudou, virou “X”, mas a grande maioria ainda chama a rede social de Twitter. E as novidades com relação à rede social não parecem ter acabado. Por exemplo, Elon Musk anunciou o encerramento das operações do X no Brasil.
Essa decisão foi teve um efeito imediato e foi anunciada através do perfil oficial de relações internacionais do X na manhã do último sábado. Com o encerramento das operações do X no Brasil, isso acabou demitindo aproximadamente 40 funcionários.
No comunicado oficial, a culpa para que essa ação fosse tomada foi a decisão de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, em bloquear as contas e perfis do X que violaram a lei. Se essa ordem não fosse cumprida, a multa seria de 50 mil reais por dia.
Elon Musk e o encerramento do X no Brasil
Ainda conforme a nota soltada pela empresa, o ministro ameaçou o representante legal do X no Brasil de prisão no último domingo no caso de a empresa não cumprir “ordens de censura”. Com relação a toda essa situação, o STF não irá se pronunciar.
“Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil. Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão”, disse o comunicado da empresa.
Antes de Elon Musk anunciar o encerramento das operações do X no Brasil, ele já tinha feito ameaças sobre o fechamento do escritório nacional em abril. O bilionário tinha escrito “por que você está exigindo tanta censura no Brasil?” com relação às decisões de Moraes.
“Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá. Mas os princípios importam mais do que o lucro”, continuou Musk.
Fonte: Forbes
Imagens: Forbes