A Starlink é um projeto da empresa americana SpaceX que nada mais é do que uma constelação de satélites. O objetivo dela é conseguir levar uma internet rápida, com alto desempenho e baixo custo para todos os lugares do mundo. Dezenas de milhares de pessoas usam a empresa para se conectar à internet. E, ao que parece, Musk parece querer que esse número aumente cada vez mais. Isso pode acontecer agora que a Comissão Federal de Comunicações (FCC), agência americana parecida com a Anatel, deu uma aprovação parcial para o serviço da Starlink para celulares.
Com essa autorização, a Starlink pode avançar o objetivo de acabar com as zonas mortas de cobertura celular nos EUA. Contudo, como dito, essa aprovação do serviço da Starlink para celulares foi parcial, ou seja, ela tem algumas condições para serem seguidas.
De acordo com a autorização, a empresa de Elon Musk pode fornecer Cobertura Suplementar do Espaço (SCS)nos locais que não tem cobertura terrestre nos EUA. Desssa forma, as pessoas que moram em lugares remotos irão poder usar seus celulares se conectando diretamente com os satélites da Starlink.
Serviço da Starlink para celulares
Para que o serviço da Starlink funcione melhor, a empresa fechou uma parceria com a T-Mobile. As duas empresas fizeram um contrato de arrendamento que estipula que os satélites de segunda geração da Starlink irão operar em frequências específicas. Assim, eles irão cobrir os EUA, Alasca, Havaí e Porto Rico.
De acordo com a FCC, isso irá trazer vários benefícios, principalmente com relação a emergências. Isso porque com essa cobertura, as pessoas irão poder fazer chamadas para o 911 e enviar mensagens de texto mesmo estando em locais isolados.
Por mais que essa autorização para o serviço da Starlink para celulares também abranja operações fora dos EUA, para que ele seja oferecido em algum outro país a empresa irá precisar da autorização do próprio país.
Fonte: Click petróleo e gás
Imagens: Techbreak