Curiosidades

Em feito histórico, Marte receberá 3 naves no planeta

0

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda, ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz que nos arrisquemos em nome do conhecimento. Afinal, quem não gostaria de viajar pela imensidão do universo?! As pessoas são fascinadas com o quarto planeta do Sistema Solar, desde que o descobriram. Marte, depois do nosso, é o mais popular, e isso por vários motivos. Algumas pessoas alimentam a teoria de que há vida no enorme planeta vermelha. Outras dizem que os extraterrestres que vemos em tantas histórias partiram de lá. Já os cientistas o veem com outros olhos e estudam a possibilidade de habitá-lo. Marte foi sempre uma grande fonte de mistérios.

Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Assim, as descobertas a respeito do Planeta Vermelho não param. A possibilidade de uma missão para Marte tem especulações de que humanos pousarão no planeta até a década de 2030.

Mesmo que para que humanos chegarem à Marte ainda falte um tempo, as missões não tripuladas já são uma realidade. Tanto que, nos próximos dias, a humanidade irá presenciar um momento histórico. Isso porque três missões robóticas irão chegar em Marte.

Primeira

A primeira nave  que irá entrar na atmosfera do planeta é a chamada Hope. Esse é um projeto liderado pelos Emirados Árabes Unidos e desenvolvido em colaboração com universidades dos EUA.

Essa é a primeira nave lançada rumo a Marte por um país árabe. Além disso, os xeiques querem que isso seja parte das celebrações de 50 anos da fundação da confederação de  emirados.

A nave dos Emirados Árabes Unidos deve entrar na órbita de Marte dia 16 desse mês às 12:57 horas, no horário de Brasília. Seja bem ou mal  sucedida o sinal será recebido pelas antenas do espaço profundo mantidas pela NASA emRobledo de la Chavela, que fica a 70 quilômetros de Madri. O objetivo dessa missão é desenvolver uma imagem completa do tempo marciano durante um ano.

Segunda

No dia 18 de fevereiro a missão dos EUA começará a sua descida para a superfície de Marte. Essa é a maior missão já lançada em direção ao Planeta Vermelho. Nos 70 anos de exploração espacial, os EUA foram o único país que pousou com sucesso um veículo móvel na superfície de Marte.

E a aterrissagem dessa missão irá dar algo único para a humanidade, que serão câmeras encostadas ao módulo de aterrisagem. Elas irão gravar toda a descida independente do resultado. Além das câmeras, também terão microfones para gravar o som de Marte. Essa ideia foi proposta à NASA em 1996 por Carl Sagan.

Terceira

O terceiro país é o maior rival dos EUA tanto dentro e fora da Terra, a China. O país é uma potência espacial sólida que, em 20 anos conseguiu marcos que os norte-americanos levaram 40 anos ou mais para conseguir.

O país tentará ser o primeiro a enviar a Marte um módulo orbital, um módulo de pouso e um pequeno veículo. Tudo isso na primeira missão. A chamada Tianwen-1 irá se dirigir à Utopia Planitia, que é no hemisfério norte marciano. Esse é um lugar ideal para tentar uma aterrissagem suave. Além disso, nessa mesma região existe uma enorme reserva de água congelada no subsolo.

A missão chinesa entrará na órbita de Marte no dia 10 de fevereiro.

O que significa a hora que acordamos durante à noite?

Matéria anterior

Artista transforma plantações agrícolas utilizando lâmpadas LEDs

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos