icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Esses três países estão lançando missões para Marte esse mês

POR Bruno Dias EM Curiosidades 08/07/20 às 16h30

capa do post Esses três países estão lançando missões para Marte esse mês

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda, ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz que nos arrisquemos em nome do conhecimento. Afinal, quem não gostaria de viajar pela imensidão do universo?! As pessoas são fascinadas com o quarto planeta do Sistema Solar, desde que o descobriram. Marte, depois do nosso, é o mais popular, e isso por vários motivos. Algumas pessoas alimentam a teoria de que há vida no enorme planeta vermelha. Outras dizem que os extraterrestres que vemos em tantas histórias partiram de lá. Já os cientistas o veem com outros olhos e estudam a possibilidade de habitá-lo. Marte foi sempre uma grande fonte de mistérios.

Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Assim as descobertas a respeito do Planeta Vermelho não param. A possibilidade de uma missão para Marte tem especulações de que humanos pousarão no planeta até a década de 2030.

Marte

Os humanos sonham em ir até Marte praticamente desde quando o planeta foi descoberto. E mesmo que o planeta não tenha condições para que a vida exista sem nenhuma interferência, como aqui na Terra, isso não nos impede de querer viver lá e colonizá-lo. A NASA diz que não deve demorar tanto para enviar uma missão tripulada. Enquanto isso, empresas privadas estão correndo contra o tempo para apresentar planos cada vez mais audaciosos para chegar no Planeta Vermelho.

E o sonho de ir para Marte e começar a explorá-lo pode estar mais perto do que se imagina. Várias agências espaciais ao redor do mundo estão se mobilizando para conseguir capitalizar o momento tão esperado de enviar missões para Marte.

Tanto os Estados Unidos, como a China e os Emirados Árabes Unidos planejam enviar naves espaciais para o Planeta Vermelho esse mês. O momento é propício porque o alinhamento dos dois planetas facilita a missão em Marte. Ou pelo menos, o lançamento em si.

Missões

De acordo com o site The Hill, as motivações das agências para o lançamento variam. Desde políticas, científicas e econômicas para cada uma delas. E por mais que as três missões busquem reunir dados científicos importantes e que possam possam ser a origem de anos de descobertas inovadoras, o site diz que a China tem outras metas em mente.

O país espera também consolidar o seu papel como um ator espacial importante. E o Emirados Árabes Unidos estão fazendo uma transição econômica entre combustíveis fósseis para a ciência e tecnologia.

A missão feita pelos Emirados Árabes Unidos vai enviar um orbitador chamado Hope. O objetivo dele é estudar a atmosfera de Marte por, pelo menos, dois anos. Já as missões tanto dos Estados Unidos como da China pousarão na superfície do Planeta Vermelho com veículos espaciais que conseguirão circular e coletar amostras.


Próxima Matéria
Via   Futurism  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest