Curiosidades

Entenda como funciona esse computador faz um grão de arroz parecer gigante

0

O computador passou por várias mudanças ao longo dos anos. Desde aqueles gigantes que tinham tubos atrás, até os mais modernos notebooks que se transformam em tablets. Uma constante dos computadores foi diminuir de tamanho conforme o tempo.

E o menor computador do mundo é tão pequeno que, por seu tamanho pode até ser considerado inútil, mas ao contrário do seu tamanho, ele pode ser uma grande notícia no que diz respeito ao futuro do monitoramento da saúde.

Tamanho

Esse computador mede apenas 0,3 milímetros e foi criado pela Universidade de Michigan. O seu tamanho é tão pequeno que bateu o recorde de menor computador que tinha sido criado pela IBM. Ele é cerca de um décimo do tamanho do antigo gravador da IBM, e tem um LED bastante sensível.

Eles chamam de computador porque a universidade questiona o que exatamente é um computador. Esse dispositivo criado por eles, assim como os computadores, tem um processador, mas difere dos computadores de tamanho normal porque perde todos os dados quando perde energia.

Os pesquisadores tiveram também que pensar como reduzir o efeito da luz nesse dispositivo devido ao seu tamanho. O que foi feito foi a troca dos diodos por capacitores comutados e que lutaram também contra o aumento relativo do ruído elétrico, vindo de uma operação em um dispositivo que consome pouca energia.

Usos

O que eles obtiveram como resultado foi um sensor que mede mudanças em regiões mega pequenas, como por exemplo as células do corpo. Com ele pode-se descobrir algumas coisas como o que causa o crescimento de um tumor. Isso poderá reduzir o risco de câncer e também pode diagnosticar um glaucoma no olho.

Uma outra utilidade para o dispositivo é monitorar reservatórios de óleo, monitoramento de processo bioquímico, vigilância de áudio e visual e também para estudar caracóis minúsculo.

Todo mundo nasce com o gene gay?

Matéria anterior

7 coisas que você definitivamente não aprendeu na aula de Geografia

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.