Curiosidades

10 maneiras com que os hormônios agem te ajudando ou atrapalhando

0

Quando se fala de hormônios, geralmente, as pessoas os associam com mulheres, já que qualquer mudança de humor feminino parece ser culpa dos hormônios, ainda mais no período de gravidez. Mas a verdade é que todos nós temos hormônios e sem nosso sistema endócrino, que produz os hormônios, não conseguiríamos viver muito mais que alguns dias.

São os hormônios que controlam tudo, desde as nossas sensações de fome até a forma como nosso coração bate quando estamos com medo. Eles nos mantêm vivos e possuem instrínseca utilidade. Contudo, entre suas funções mais comuns, nem sempre há benefícios diretos. Nessa lista vamos falar como o sistema endócrino e seus hormônios afetam sua vida, algumas vezes ajudando e em outras, atrapalhando.

1 – Ocitocina (ajudando)

Esse hormônio ajuda as mulheres no pós-parto. Quando elas estão amamentando, ele é liberado e ajuda o útero a retornar ao seu tamanho normal que era antes da gestação, além de desinchar e curar ferimentos físicos com mais facilidade.

2 – Grelina (ajudando)

Sentir medo ou alguma emoção que vai nos afastar de um perigo ou nos alertar sobre uma necessidade do nosso corpo é sempre necessário. E é exatamente isso que esse hormônio faz. Quando a grelina é liberada pelo estômago, ela induz a fome e nos alerta que precisamos nos alimentar.

3 – Adrenalina e cortisol (ajudando)

Por um lado esses hormônios são bons, porque quando ativados fazem com que a nossa memória seja, temporariamente, aumentada. Mas por outro podem ser ruins porque são liberados em momentos traumáticos ou de medo.

4 – Melatonina (ajudando)

Com todos os trabalhos e funções que acumulamos nos dias atuais é difícil ter um horário certo e regular para dormir. Mas a liberação da melatonina nos ajuda nesse aspecto. Esse hormônio regula nosso relógio biológico e nos ajuda a dormir melhor.

5 – Dopamina (ajudando)

Esse hormônio em conjunto com neropinefrina e serotonina são liberados quando você está apaixonado. E quem diz que estar apaixonado é tão viciante quanto usar drogas não está errado. Esses hormônios são os mesmos liberados quando alguém está sob o efeito de drogas.

6 – Insulina (atrapalhando)

Todos sabem que problemas com esse hormônio causam a diabetes. E apenas uma noite de insônia já pode desencadear problemas com resistência à insulina que resultam no diabetes tipo 2.

7 – Estrogênio (atrapalhando)

Em grandes quantidades nos homens, esse hormônio pode ser prejudicial. Tanto que os Aliados consideraram injetá-lo na comida de Hitler para fazer com que ele se tornasse menos agressivo e seu bigode caísse durante a guerra.

8 – MSH (atrapalhando)

Usar óculos escuros pode fazer com que você tenha mais queimaduras de sol. Isso porque quando os olhos sentem a luz, eles mandam a glândula pituitária liberar o MSH, que é o hormônio estimulante dos melanócitos que fazem com que a melanina seja liberada. Contudo, quando estamos com os óculos essa função é prejudicada.

9 – Vitamina D (atrapalhando)

Ela é a única vitamina que também é um hormônio e cuja falta pode te prejudicar de várias maneiras, levando à problemas como depressão e esquizofrenia.

10 – Vasopressina (atrapalhando)

Quando bebemos álcool, esse hormônio é prejudicado. Ele controla os rins em sua retenção de líquido e por esse motivo quando bebemos, acabamos urinando mais e ficando desidratados.

15 fatos fascinantes sobre o Alasca

Matéria anterior

A verdade sobre Oumuamua, o suposto objeto alienígena que entrou em nosso sistema solar

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.