• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Entenda como a pedra mais antiga da Terra foi encontrada na Lua

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      12/02/19 às 17h09

Nem sempre nosso sistema solar foi da forma que o conhecemos atualmente. Houve todo um processo para que o espaço assumisse a forma que tem hoje, para que nossa galáxia chegasse a esse exato ponto. E como o próprio Albert Einstein afirmou, o Universo está sempre em expansão e, consequentemente, em transformação.

Isso torna o fato de que a rocha mais antiga de nosso planeta foi encontrada em solo lunar. Sim, por uma incrível coincidência, uma das rochas coletadas durante a missão Apollo 14, na verdade, teve origem em nosso planeta. Parece confuso, nós concordamos, mas existe uma boa explicação para isso.

Rocha terrestre mais antiga

A teoria mais cotada para explicar como a rocha foi parar na lua é que o impacto teria lançado a pedra para a lua. Há cerca de 4 milhões de anos atrás, a rocha teria chegado ao solo lunar. Você deve estar se perguntando como a rocha chegou até lá. Acontece que há milhares de anos atrás, nosso sistema solar era completamente diferente. A lua estava três vezes mais próxima de nosso planeta.

Os cientistas acreditam que o pedaço de rocha se soltou após nosso planeta ser atingido por um asteroide ou por um cometa. O que era muito comum há milhares de anos atrás, nos primórdios do nosso sistema solar.

Indícios de que a rocha surgiu na Terra

De acordo com os pesquisadores, a rocha é formada de quartzo, zircão e feldspato. Minérios que são facilmente encontrados na Terra, mas que são raríssimos em solo lunar. Outra evidência é que o fragmento foi cristalizado em um ambiente semelhante ao da Terra e das temperaturas terrestres, que são muito diferentes do ambiente lunar.

Existe a possibilidade de que a Terra tenha se formado na Lua, mas é muito remota. Os cientistas acreditam inclusive que esse provavelmente não era o único fragmento terrestre em solo lunar.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+