• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essas são as 4 maneiras que você poderia morrer em um buraco negro

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      12/02/19 às 17h09

Os buracos negros são muito assustadores e se você não acha isso é porque provavelmente não entende o que é um. Um buraco negro se forma quando uma estrela morre e se implode. Isso faz com que a densidade da antiga estrela se torne infinita e toda sua massa se acumule em um único ponto. A gravidade de um buraco negro é tão alta que nem mesmo a luz consegue escapar dele.

Mas o que há de mal nos buracos negros? Bom, a uma distância saudável não existe nada de mal. No entanto, a gravidade dos buracos negros é tão alta que ele tem a capacidade de sugar para seu interior tudo que está ao seu redor. Mas nem sempre a distância resolve. Um buraco negro é tão forte que pode te matar antes mesmo de outras formas, além da mais lógica, que é sugando.

Frito no disco de acreção

Talvez você não saiba, mas o buraco negro não é visível a olho nu. É preciso uma série de equipamentos muito avançados para conseguir vê-los. Mas grande parte dos buracos negros são encontrados por conta da massa incandescente de material super aquecido que os circunda. Esse disco é conhecido como disco de acreção e é resultado de coisas que foram sugadas pelo buraco. Enquanto essas coisas caiam no buraco negro, acabaram se super aquecendo. Isso também faz com que eles irradiem fótons de raios X, o que com certeza poderia te matar.

Feixe de plasma

Lembra quando mencionamos que os buracos negros podem ter vários tamanhos? Um supermassivo, por exemplo, possuem a massa do sol multiplicada por um milhão (no mínimo). O disco de acreção, que mencionamos anteriormente, não produz apenas radiação. O atrito se aquece e isso forma o plasma magnetizado, que combinado a alta gravidade forma o feixe de plasma que irrompe o buraco negro. E isso é o suficiente para acabar com a vida de uma pessoa.

Espaguete

Uma vez que você chegue a um buraco negro, será impossível sair de lá. Seria preciso ter a velocidade da luz para conseguir fugir do buraco negro, o que torna tudo ainda mais difícil. Se você tiver o azar de ir parar dentro de um buraco negro, você será esticado como um espaguete.

Incinerado

Quando algo passa pelo buraco negro, forma-se um emaranhado de partículas de alta energia. No entanto, esse emaranhado se quebra quase no mesmo momento em que se forma e isso faz com que a energia do evento crie uma cortina de fogo que incinera qualquer coisa que passe por ele.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+