• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esqueça o que te ensinaram: Colombo não descobriu a América

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      04/11/14 às 18h14

Frequentemente, seja pela educação escolar ou pela cultura geral - que no fim são a mesma coisa - atribuímos a Cristóvão a "descoberta" das Américas, e a Pedro Álvares Cabral a do Brasil. Mas você sabia que na verdade nenhum deles descobriu coisa nenhuma? Isso porque, em primeiro lugar, os nativos indígenas já haviam aqui, e se alguém "descobriu" a terra, foi eles. Em segundo lugar, o fato de que chineses e até mesmo vikings já haviam chegado às Américas mais de mil anos antes de Colombo, mas não viram nada de especial aqui e, atacados pelos índios, abandonaram as matas e praias tão rápido quanto chegaram.

Já Colombo, por sua vez, tem um dia transformado em feriado na América Latina, conhecido como "Die de La Raza", ou "Dia da Raça", quando na verdade nem mesmo era um navegador. Quem afirma isso é o historiador americano Gary Knight, que em seu livro "Forgotten Brothers" (Irmãos Esquecidos), explica que na verdade as glórias pela ancoragem das naus do explorador italiano deveriam ser atribuídas aos irmãos Pinzón, que, no comando das caravelas La Pinta e La Ninã, teriam sido os reais responsáveis pelo destino de Colombo.

colombo

Knight, um pouco mais enfático, afirma que Colombo "roubou" a fama destinada aos Pinzón, tendo sido um político e navegador brilhante, mas não um capitão de caravelas. Sem Pinzón - de acordo com Knight - Colombo jamais teria conseguido reunir a tripulação para a viagem, considerada perigosa e ousada. Entretanto, a maior reviravolta se dá pela afirmação de que Colombo nem mesmo teria pisado na América, já que com a perda de uma das embarcações e a deserção de uma parte da tripulação, fatos que aconteceram no litoral do atual Haiti, o explorador teria se trancado em sua cabine até voltar para a Europa.

Entretanto, para Knight o que faz com que a fama seja atribuída a Colombo é o fato dele ter sido quem reuniu os recursos (vindos da Coroa) e também ter escrito o diário de bordo oficial, alterando como bem desejasse os relatos oficiais - coisa que também aconteceu com as anotações do famoso Pero Vaz de Caminha, anos depois. Ou seja, além de atrasado e manipulador, Colombo ainda teria nem mesmo sido capaz de chegar às Américas - um desses fatos históricos curiosos e polêmicos o suficiente para serem verdade.

North_America_satellite_orthographic

 

E se você acha que foi só isso que a escola te ensinou errado, sabe de nada, inocente! Confira esse vídeo e essa matéria, que com certeza vão melhorar sua cultura geral.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+