• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Essa incrível simulação mostra como são os buracos negros

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      29/11/18 às 18h24

Os buracos negros ainda são um grande mistério para os cientistas. Afinal, como surgem? O que acontece com as coisas que são sugadas? Por que ele suga toda a luz? Os cientistas trabalham a fundo no tema, com o intuito de conhecer mais a respeito. É por conta dessas pesquisas que Jordy Davelaar, da Universidade Radboud, na Holanda, conseguiu criar uma projeção 3D de um buraco negro.

A simulação só foi possível graças a descoberta de Sagittarius A*, um buraco negro supermassivo que foi descoberto no centro da Via Láctea. Este é um dos buracos negros mais próximos de nós e foi por isso que as pesquisas em torno do assunto foram tão bem sucedidas. Foi por conta da riqueza de dados conseguida, que Jordy conseguiu construir a simulação.

Simulação dos buracos negros

No centro desse material laranja, está o buraco negro, que não é exatamente negro, é apenas o nome que foi dado. O centro desse objeto é extremamente denso e sua força gravitacional é tão forte que tudo que está ao redor não consegue escapar e acaba sendo arrastado. Ao redor do buraco negro há uma camada de poeira e gás.

Mas e essa luz laranja? Por que brilha se teoricamente ele engole toda luz? Essa luz que vemos na projeção é, na verdade, a matéria que desaparece no buraco negro. É resultado das condições extremas em que a matéria é colocada. Se a Terra algum dia for sugada pelo buraco negro Sgr A* veríamos um grande clarão como este da imagem.

Sgr A * vai engolir a Terra?

Como dissemos, o Sagittarius A* foi descoberto recentemente no centro da Via Láctea. Sim, temos um buraco negro no centro de nossa galáxia. No entanto, não é preciso entrar em pânico. Todo esse processo demoraria anos, ou melhor, milhares de anos para acontecer. A Terra ainda está muito distante de Sgr A*.

Na verdade, os cientistas ainda não descobriram se estamos de fato no plano equatorial do buraco negro. Por isso ainda é difícil dizer se algum dia nosso fim será de fato com um buraco negro.

E aí, o que você achou dessa simulação em 3D de um buraco negro? Imaginava que seria assim? Comenta aqui embaixo o que achou sobre e aproveita pra compartilhar com aquele amigo que é apaixonado por Física.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+