Medo todos nós temos e é bom tê-lo. Se sentir assustado também é uma maneira de sobrevivência. O medo vem para fazer com que a gente dê um passo para trás para analisar uma situação que pode ser perigosa de algum jeito. Na maioria das vezes ele vem para nos ajudar, mas quando o medo vira fobia isso pode ser problemático.

Fobia é o medo racional ou irracional das coisas. Uma manifestação capaz de paralisar um indivíduo. A fobia pode ou não ser justificada por algum trauma do passado. Pode controlar nosso corpo e mente e nos fazer ver ameaças onde não existe nenhuma. Essas são algumas das fobias mais bizarras.

1 - Xantofobia

É o medo da cor amarela. Parece meio sem lógica ter medo de alguma cor em específico, mas essa fobia se desenvolve por se relacionar a eventos traumáticos. Na China por exemplo, o lenço amarelo era usado na época imperial como uma ordem de suicídio. Então a fobia se desenvolve com qualquer coisa amarela, mesmo ela não tendo relação nenhuma com a antiga ordem do império.

2 - Turophobia

Publicidade
continue a leitura

Intolerância a lactose é uma coisa. Essa fobia é o medo de produtos lácteos. Katie Weston é uma dessas pessoas que tem essa fobia. Ela se desenvolveu quando uma corda de queijo a fez vomitar na lixeira da sua amiga. Hoje em dia até o cheiro de queijo é demais para ela.

3 - Onfalofobia

Esse é o medo de umbigo. Pessoas que sofrem dessa fobia não podem ver não somente o umbigo dos outros, eles tem problemas com os seus próprios. Tudo porque quando veem o umbigo sentem  um grande desconforto. Khloe Kardashian é uma celebridade que tem essa fobia.

4 - Ombrofobia

Publicidade
continue a leitura

Se está na chuva é pra se molhar. Bom, não para os ombrofóbicos. Eles tem medo da chuva, mesmo que seja apenas uma leve garoa. Quando molhados eles podem sentir que serão arrastados por uma inundação causada pela chuva. Assim como as outras fobias, acredita-se que essa também venha de alguma experiência traumática.

5 - Nomofobia

Essa é uma fobia que pode-se dizer que a maioria das pessoas está sujeita. É o medo de não ter contato com o celular. Com todo mundo muito dependente do celular é normal que uma ansiedade se instale com a possibilidade de ficar sem o aparelho. E segundo estudos, homens tem uma maior probabilidade de desenvolver essa fobia do que as mulheres.

Publicidade
continue a leitura

6 - Papafobia

O Papa é pop, mas não para todos. Papafobia é o medo do Papa. Pessoas com essa fobia não podem nem pensar na autoridade máxima da igreja católica que já lhes vem falta de ar, medo, ansiedade, palpitações cardíacas e respiração rápida. A fobia pode tanto vir devido aos inúmeros escândalos da igreja ou o medo do próprio divino.

7 - Triskaidekaphobia

Essa talvez seja a fobia mais comum. É o medo do número 13. Vários prédios inclusive não tem o 13º andar. Existem várias razões para essa fobia. Uma delas é inclusive bíblica e se deve ao fato de Judas ter sido o 13º apóstolo a se juntar a Cristo na última ceia.

Publicado em: 10/07/18 14h38