Ciência e Tecnologia

Aprenda como ”excluir” coisas que você não precisa do seu cérebro

0

Nosso cérebro é uma verdadeira máquina, muitas vezes comparado com um computador de fato. Através do nosso cérebro e de todo seu trabalho nós conseguimos nos lembrar, aprender e também criar coisas! Com certeza, é um dos órgãos mais importantes que temos em nosso corpo.

Muitos cientistas e estudiosos acreditam que nós não utilizamos nem metade de toda capacidade que nosso cérebro tem. Há inúmeras pesquisas nesse sentido, para garantir maior domínio dessa máquina tão poderosa. Imagina só ter a capacidade de decidir o que fica e o que sai da sua cabeça? Ter o poder de deletar coisas. Parece impossível, mas não é.

Limpeza cerebral

Para aprendermos as coisas, precisamos praticá-las a exaustação. É a prática e estudo constante que nos leva ao aperfeiçoamento daquilo que estudamos. O processo de aprender é baseado em construir conexões neurais e fortalece-las. Mas e quanto ao processo de deixar de lado coisas que não importam?

Esse processo também existe e tem um nome diferente, é “poda sináptica”. Nosso cérebro é como uma hortinha, mas ao invés de cultivarmos temperos e vegetais, cultivamos conexões entre os neurônios. Quem decide qual será a procedência de determinada conexão são as células gliais. Como?

Elas fortalecem o crescimento entre determinados neurônios. Os que não são considerados úteis são descartados, pelas células da microglia.

Como funciona essa exclusão de conexões neurais?

Nosso cérebro desenvolveu um sistema que marca com uma proteína as conexões que menos utilizamos. Elas são marcadas pela proteína C1q e quando as células microglia identificam essa marca, elas se ligam a conexão e a corta. Dessa forma, nosso cérebro fica livre para aprender novas coisas e criar novas conexões.

Para manter nossas conexões sempre saudáveis e nossa horta sempre em dia é preciso manter o sono em dias. Sabe aquela sensação de que nossa cabeça está cheia? Ela costuma melhorar durante uma boa noite de sono, certo? E sabe porque? Porque é durante esse momento que ocorre a limpeza de nosso cérebro. Mantendo o sono em dias, as conexões neurais permaneceram sempre podadas e limpas.

Uma pessoa que não dorme bem, fica com várias conexões amontoadas, já que o células não tem tempo suficiente para limpar as conexões neurais. Além disso, o que você pensa também interfere nesse processo de poda. O que fica e o que é excluído. Nosso cérebro marca como inúteis aquelas conexões que quase não usamos. Então se você passa a maior parte do seu tempo pensando em se vingar de alguém, ao invés de pensar no seu trabalho. Provavelmente terá ideias maquiavélicas de vingança, mas logo poderá ser demitido.

O que achou dessa nova invenção? Nos conte nos comentários e aproveita para compartilhar com os amigos!

Essas imagens mostram como Dubai mudou em 50 anos

Matéria anterior

Esse vídeo mostrando o real tamanho de um buraco negro vai fritar seu cérebro

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar