Entretenimento

Usuário é suspenso do Twitter por publicar imagem embranquecida da Pequena Sereia

0

O filme “A Pequena Sereia” é um clássico da Disney que foi lançado em 1989 e ganhou agora sua versão live-action. O primeiro teaser do filme foi lançado essa semana. Contudo, logo após a divulgação nas redes sociais, o vídeo ganhou vários dislikes no YouTube.

Isso aconteceu porque no live-action a Ariel, a Pequena Seria, é vivida por Halle Bailey, uma atriz negra. Por conta disso, desde o anúncio da atriz como a princesa, a produção vem ganhando críticas nas redes sociais.

A mais recente veio depois do lançamento do teaser do filme que estreia no dia 26 de maio de 2023. Um usuário do Twitter publicou em sua conta uma imagem com uma versão embranquecida da atriz. Claro que por conta disso, o usuário teve sua conta suspensa da rede social. A publicação foi feita na segunda-feira dessa semana.

De acordo com o usuário identificado como @vandalibm, um segundo perfil, @TenGazillionIQ, teria utilizado a inteligência artificial para alterar a etnia de Ariel.

Publicação

Aventuras na história

“Ele consertou A Pequena Sereia, e transformou a atriz lacradora em uma garota ruiva e branca. Ele pode consertar o filme inteiro quando estrear usando 4x A600 [quatro unidades de processamento gráfico A6000, da NVidia, uma das mais poderosas do mercado] em menos de 24 horas”, dizia a postagem.

Depois disso, o usuário publicou um segundo tweet declarando que a postagem anterior não era racista. “Isto é apenas para propósitos educacionais, por favor não interprete erroneamente de um jeito racista”.

Contudo, é claro que outros usuários não acreditaram nessa postagem e o responderam. “Isso é absolutamente racista e não há outra maneira de interpretar. Você descreve que tornou-a branca como um modo de ‘consertá-la’, você a chamou de lacradora por literalmente ser preta”, dizia um dos comentários.

O Twitter não só suspendeu a conta desse usuário que publicou a imagem, mas também deixou a conta do suposto cientista de inteligência artificial @TenGazillionIQ temporariamente indisponível por “violar as políticas da plataforma”.

A Pequena Sereia

Olha digital

Quando se sabe a data de lançamento do filme sempre é um choque porque nunca achamos que passou tanto tempo assim, ainda mais com os filmes clássicos e amados da Disney.

E o que muita gente não percebe é que os filmes da Disney, por mais que sejam para crianças, têm coisas que nós percebemos somente quando somos adultos. Claro que com “A Pequena Sereia” a história não é diferente.

Com uma mente adulta vemos que o Rei Tritão não tinha o coração tão grande e que a Ariel não era bem a “melhor” amiga de Linguado.

No caso de Ariel e Linguado podemos ver que em “A Pequena Sereia” toda criatura do mar que nós conhecemos tem um nome. Como o Tritão, Ariel e suas irmãs, o caranguejo Sebastião, e o Linguado. Por que Linguado? Por que ele não tem um nome? Isso é como alguém chamar “menina” e “menino”. E será que ele realmente é um linguado? Não, nem perto disso.

Ele é um tipo não específico de peixe tropical que certamente não pode ser encontrado flutuando na Dinamarca, lugar onde a história se passa. Com todas as situações que o jovem Linguado já teve que enfrentar você deve imaginar que a Ariel tenha protegido seu amigo. Mas não. Ariel fez exatamente o contrário. Ela o pressionou para arriscar a própria vida, e fez o Linguado passar por vários apertos. É preciso enxergar que Ariel, às vezes, é bem malvada.

Além da própria Pequena Sereia, um outro “mocinho” do filme não é tão bom assim. No caso, o pai de Ariel, o Rei Tritão. Por exemplo, centenas de criaturas do mar caíram na magia de Ursula e foram condenadas a viver eternamente em seu jardim de almas infelizes. Como um rei forte e mágico, Tritão deveria lançar uma mágica e libertar seu povo. Contudo, ele não parece dar o mínimo sobre as maldades da Ursula desde que ela não afete a sua preciosa Ariel. Ou seja, talvez ele não fosse o melhor rei para seu povo.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: Aventuras na história, Olhar digital

O que é a ‘geleira do fim do mundo’ e por que ela preocupa os cientistas

Artigo anterior

A história da coroa sobre o caixão da rainha Elizabeth II

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido