Todos nós queremos falar mais do que o nosso idioma de origem, não é mesmo? Que bom seria chegar em qualquer país e conseguir se comunicar com as pessoas sem qualquer tipo de dificuldade. Contudo, muitas vezes as pessoas não conhecem nem o seu próprio idioma nativo. Por exemplo, você sabia que existem palavras brasileiras que vêm do chinês?
Claro que algumas palavras são claramente de alguma língua oriental, como “sushi”, “karatê”, “sashimi”, entre outras. Contudo, a cultura chinesa tem uma marca bem grande no nosso país e foi capaz de ampliar o vocabulário de palavras brasileiras.
Por conta disso que atualmente, várias palavras brasileiras vêm do chinês, são usadas frequentemente, mas não são todas as pessoas que sabem que elas têm raízes no idioma chinês.
Chinês mandarim
1 – Karaokê
A primeira das palavras brasileiras que vêm do chinês é essa usada para definir um lugar onde as pessoas se reúnem para cantar músicas. Ela é uma mistura de termos que querem dizer “vazio” e “orquestra”.
2 – Soja
Por mais que a origem desse grão não seja brasileira, nosso país é um do maiores produtores do mundo. E como a soja veio diretamente da Ásia, a origem da palavra é japonesa que é shoyu.
3 – Colchão futon
Mais uma das palavras que vêm do chinês está esse tipo de colchão que é bem fino e se parece com uma almofada grande. Ele tem um espessura pequena, aproximadamente cinco centímetros e, normalmente, é preenchido com algodão ou lã.
4 – Tsunami
Essas ondas marinhas gigantes se movem em uma velocidade muito grande e geram estragos por onde passam. Normalmente, elas acontecem por conta dos abalos sísmicos no fundo do mar. Anteriormente, elas eram chamadas de acidentes geográficos ou desastres naturais, no entanto, esse fenômeno acabou ficando conhecido por essa palavra japonesa.
5 – Emoji
Mais uma palavra que vêm do chinês é essa que é a junção de “e”, que significa imagem em japonês, e “moji” que tem relação com a letra.
6 – Biombo
A última das palavras que vêm do chinês e é muito usada no Brasil é essa para se referir à estrutura de peças de madeira com tecido que abrem e fecham e são usadas para separar os ambientes. Originalmente ela é byōbu e quer dizer “proteção do vento”.
Fonte: Portal 6
Imagens: Chinês mandarim