• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Projeto fotográfico explora a culinária de avós pelo mundo

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      13/03/19 às 23h27

Todo mundo que teve a sorte de ter uma avó presente, sabe que a comida delas costuma ser a melhor do mundo. Elas estão sempre prontas para fazer alguma receita gostosa para alegrar os seus netos. Talvez seja a forma das avós demonstrarem o seu amor. Mas será que é assim com todas as avós do mundo? O que elas cozinham? Um projeto fotográfico, que virou um livro, aborta esse tema, e foi em busca de conhecer os pratos tradicionais de avós ao redor do mundo.

A fotógrafa italiana, Gabriele Galimberti ,estava se preparando para a sua primeira missão internacional, e sua avó estava preocupada que ela não se alimentasse corretamente durante a viagem. Foi então quando ela teve a ideia de sair fotografando o que as avós do mundo cozinham para os seus netos, e o resultado foi o livro, Em sua cozinha: histórias e receitas de vovós ao redor do mundo.

A ideia

Gabriele Galimberti cresceu na pequena cidade toscana de Arezzo, na Itália. Ela sempre teve um relacionamento próximo com sua avó, Marisa, e muitas das suas lembranças da infância são em sua cozinha. "Para mim, quando criança, ela era o centro da família e meu relacionamento com ela foi construído em torno da mesa da cozinha", conta ela.

A casa de vovó Marisa era o local de reunião familiar, onde os tios, tias e primos sempre iam para festejar os pratos tradicionais da matriarca. Sua especialidade como boa italiana é o espaguete com molho de tomate, e também peito de frango acompanhado de vegetais frescos.

Se aproximando da época em que Gabriele iria deixar a Itália em sua primeira viagem internacional como fotógrafa de documentários, na qual ela ficaria muito tempo longe de casa, sua avó ficou preocupada com a situação.

"Ela olhou para mim com ansiedade e eventualmente perguntou: 'Mas o que você vai comer, e quem vai cozinhar para você tão longe de casa?'" Sua resposta se tornou a inspiração para o novo projeto de fotos. "Eu prometi a ela que eu só comeria nas casas de outras avós", conta a fotógrafa.

O projeto

E então Gabriele embarcou em uma viagem de dois anos, onde ela passou por 60 países em uma imersão cultural e culinária com avós em todo o mundo. Ela provou desde filé de alce no Alasca, até a sopa de tubarão nas Filipinas. Ela conta que a maioria das senhoras que ela fotografou foram pessoas que a hospedou em seus sofás. "Toda avó que eu me aproximei ficou feliz em cozinhar para mim uma vez que eu disse a eles como minha avó estava preocupada comigo, e que eu estava fazendo isso para tranquilizá-la".

No entanto, sobre a hospitalidade ela não tem do que reclamar, mas ocasionalmente algumas das refeições servidas não foram de muito agrado para a fotógrafa. "No Malaui, me ofereceram uma refeição de insetos, incluindo algum tipo de lagarta. Eu tentei, mas eventualmente tive que desistir. Gostei de 90% das receitas do livro".

Depois de voltar para a Itália, Galimberti reuniu as fotos que fez durante a viagem em um livro de culinária premiado. Para ela, o livro Em sua cozinha: histórias e receitas de vovós ao redor do mundo é sobre as memórias e relacionamentos que a comida desperta dentro de nós. "Às vezes eu vou sentir um aroma ou cheiro e me faz lembrar de comida que minha avó fez quando eu tinha sete anos... Eu vejo meu livro como uma homenagem a ela".

Confira algumas fotos do projeto:

E aí, o que você achou das fotos? E qual a sua comida favorita feita pela sua avó? Conta para a gente nos comentários, e compartilhe com as avós que você conhece.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+