• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse é o tempo que um astronauta sobreviveria no espaço sem seus trajes especiais

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      17/05/18 às 14h43

O sonho de muitas crianças é crescer e se tornar um astronauta. Poder ver o nosso planeta lá de cima é o sonho para muitos, mas realidade para poucos. Para conseguir o feito, é necessário anos e mais anos de treinamento e preparo físico e psicológico.

Podemos acompanhar a trajetória desses profissionais através de filmes, documentários reais e diversas entrevistas que eles já deram ao voltar do espaço. Perguntamos-nos muitas coisas a respeito e uma delas é, claro, é o porquê de suas roupas. Elas parecem tão pesadas e leves ao mesmo tempo. Além do mais, são obrigatórias quando uma pessoa faz essa viagem.

Se você já se perguntou sobre a importância do uso do traje e quanto tempo um astronauta consegue permanecer no espaço sem ela, essa matéria é para você.

A importância do traje espacial

O espaço não é um ambiente muito amigável para as pessoas, como mostram os desenhos animados. O traje tem a função de garantir a sobrevivência de um astronauta. Encarar uma viagem sem possuir um traje desses não é uma boa ideia, muito pelo contrário, é algo mortal. Entre as principais funções da roupa estão: dar uma pressão interna estável para o astronauta, facilitar o seu movimento e, acima de tudo, regular a temperatura e oferecer oxigênio.

Sem o traje, a pessoa no espaço seria incapaz de respirar, pois lá não tem oxigênio. Além disso, o corpo seria exposto a temperaturas de 120°C na luz solar e -100°C na escuridão. Isso além da exposição a vários tipos de radiação e quase a certeza de uma síndrome de descompressão. Isso deixa claro que uma pessoa sem o traje não permaneceria viva por muito tempo no espaço. Mas qual seria esse tempo médio de vida?

O tempo exatamente

Em decorrência da falta de ar respirável, uma pessoa conseguiria ficar no espaço por no máximo 15 segundos. No entanto, ela continuaria "viva" por pelo menos 20 minutos até morrer sufocada. Isto acrescentando o processo de "ponto de ebulição", que sofrem como um resultado de não se encontrar no local pressurizado. Nisso, os fluidos corporais formam gases neles. Isso faz com que uma pessoa congele rapidamente. Este processo leva entra 30 segundos e 1 minuto para ser concluído.

Devido a ebulição dos fluidos, nossa pele, coração e outros órgãos tendem a se expandir. Com tudo isso, podemos afirmar que uma pessoa no espaço e sem o traje poderia sobreviver mais de um minuto. Você já tinha se perguntado sobre isso? Se sim, lembre-se que muitas outras pessoas também já. Então, compartilhe com os seus amigos.

E aí, o que achou das informações? Comenta pra gente aí embaixo.

Próxima Matéria
Via   VIX  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+