Natureza

Esse lugar foi formado por inundações e enganou cientistas por anos

0

As vezes é preciso questionar para se descobrir algo novo. Foi isso que aconteceu com um professor do ensino médio e as descobertas que ele fez surpreenderam até os especialistas. Ele propôs que o deserto encontrado hoje na cidade de Washington, leste dos Estados Unidos, já foi uma enorme cachoeira. Chegando a ser uma das maiores do mundo, de acordo com os dados. Esse não seria o único caso de uma cachoeira completamente seca com o tempo.

O lugar conhecido como Channeled Scabland foi um mistério para os cientistas durante muito tempo. Algumas importantes evidências encontradas no local foram descartadas pelos primeiros agricultores. Só tendo visibilidade novamente através dos geólogos. Uma comparação foi feita para se dar uma ideia da dimensão da cachoeira que existia no local. Teoriza-se que ela seria do tamanho de dez Cataratas do Niágara.

A proposta

Harley Bretz, um professor do ensino médio, foi quem chegou com a proposta para resolver o enigma sobre Channeled Scabland. Com seus 27 anos e pouco treinamento em geologia, ele foi capaz de perceber um fato importante ao olhar o mapa do local. Ele percebeu uma grande cachoeira, parecida com a Dry Falls, ao oeste da bacia. Dessa forma a água aparentava se derramar da bacia até o rio Columbia. Isso faria com que a queda fosse maior do que a do Niágara. Porém não havia nenhum sinal dessa água, nem de um rio que levasse até a cachoeira.

Depois de não receber resposta para suas indagações, Harley resolveu se tornar um geólogo. Ele fez seu doutorado na Universidade de Chicago e em 1922 voltou para o leste de Washington para estudar melhor o planalto. Depois disso ele adquiriu o nome profissional de “J Harlen“. Duas temporadas no campo foram precisas para que ele chegasse então a resposta mais plausível. Sua conclusão foi de que uma inundação maciça teria acontecido no lugar. Ela seria a única justificativa para as características encontradas na região. O desastre tenha sido talvez o maior da história de nosso planeta. O resultado de sua pesquisa saiu em um de seus artigos, escrito em 1923.

É incrível o que a natureza pode fazer e como ela consegue transformar um mesmo lugar completamente. A descoberta sobre a inundação que teria acontecido chegou a chocar muitos especialistas na época e precisou de muito esforço para ser descoberta. O que achou de tudo isso?


7 medos que todo adolescente tem e na vida adulta é exatamente o contrário

Matéria anterior

14 celebridades que destruíram seus corpos com cirurgias plásticas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos