Esses 5 animais são biologicamente imortais

POR Eduardo Coelho    EM Mundo Animal      14/07/15 às 16h35

A nossa existência é envolvida por uma série de imensuráveis mistérios e que aos poucos a ciência vai tentando descobrir e com experimentações automaticamente, vai acoplando-as em nosso dia-a-dia.

Quando eu digo "nossa existência" eu me refiro a tudo que envolva a biodiversidade que permeia nosso planeta, não necessariamente à raça humana! Afinal, o que de fato sabíamos à respeito da imortalidade a 100, 200, 500 anos atrás por exemplo? Algo quase que irrisório ou lúdico, voltado unicamente para crenças e convicções religiosas.

O tempo foi passando e já se sabe de características em alguns dos seres vivos que circundam nosso planeta, que são de cair o queixo. Entre elas a possível e almejada pelo ser humano: IMORTALIDADE!

Abaixo iremos dar 5 exemplos provenientes da nossa mãe natureza que comprovam que a imortalidade e a gama de benefícios que a rodeia está muito mais real e palpável do que nunca. Confira ai:

 

1. Hidras

Mikrofoto.de-Hydra_15

 

Senescência é o nome do processo de envelhecimento das células. Comum a quase todos os tipos de espécies de seres viventes na Terra. Até ai tudo bem, mas e quando um ser consegue ter a capacidade de se sobressair a essa adversidade que faz as células e tecidos envelhecerem? As hidras tem a formidável capacidade de restaurar todos os seus tecidos com facilidade, o que a possibilita não sofrer com processos de envelhecimento e nem mesmo com diminuições de suas taxas de reprodução. Incrível!

2. Planárias

F2869-Bipalium-Cantareira-11

Esses vermes planos chamados planárias (exatamente pela sua forma plana) possuem uma capacidade regenerativa sensacionais! Esses seres tem a capacidade de se cortados ao meio ou em alguma de suas extremidades, de se prepararem prontamente para a reparação física constituinte de seu organismo. Isso de fato a postula como um ser praticamente imortal!

3. Tartarugas Blandingii

blandings_turtle-lrg

Esse réptil semi-aquático oriundo da América do Norte, por mais que não sejam hipoteticamente imortais, vivem 80 anos, sim oito décadas de existência, em média. O que é mais curioso é que os exemplares mais velhos dessa espécie, se reproduzem mais do que os mais jovens da espécie. Um caso raro onde a senescência é tênue!

4. Rockfish

VermilionRockfish

 

Esse é mais um surpreendente caso de quase inexistência do processo descrito como senescência, relacionado ao envelhecimento das células e funcionalidades das mesmas em nosso corpo de acordo com o passar do tempo. Ou você acha que esse avermelhado natural das águas do Pacífico viva mais de 200 anos tranquilamente? Admirável!

5. Água-viva imortal

Jelly_cc11

 

Para tudo! Você vai encabular ao saber que essas belezinhas aí, que o Bob Esponja Calça Quadrada e seu amigo Patrick Estrela adoram caçar, simplesmente se recusam a morrer!

No ano de 1996, foi realizado um estudo onde foi constatado que a Turritopsis dohrnii (a menina ai da foto) tem a única e incrível capacidade de regressar ao seu primeiro estágio de vida, ou seja, escapando da morte. Detalhe importante: NO MOMENTO QUE ELAS QUISEREM!

Elas estão proliferando pelos oceanos de todo o mundo, se agarrando a cascos de grandes navios, o que prova que além de imortal, ela ainda tem um potencial de sobrevivência às condições diversas relacionadas à biodiversidade do nosso planeta.

Pense quando a ciência conseguir explicar corretamente esse poder de rejuvenescimento eterno das águas-vivas imortais e podermos aplicar isso na nossa vida de ser humano? Ao infinito e além...

tumblr_n35gr0Z9yY1suyqwko1_500

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+