Entretenimento

Esses são os melhores roteiros de cinema do século XXI, até agora

0

A sétima arte sempre foi um jeito que as pessoas acharam de escapar de suas realidades e entrarem em outro mundo. Quem nunca foi ao cinema e esqueceu dos problemas, que estavam do lado de fora daquelas paredes? Os filmes servem para que possamos ver outras realidades, além da nossa, e nos transmitem emoções, seja alegria, tristeza, medo ou qualquer outra, e tudo isso começa com ótimos roteiros.

Ademais, são os roteiros que fazem com que a história seja fantástica, que os diálogos sejam envolventes e os personagens se tornem críveis. Tudo isso junto contribui para a magia do cinema.

Felizmente, estamos vivendo em uma época de ouro quando o assunto é criação de roteiros. Eles fazem muito sucesso tanto com a crítica, quanto com o público. A qualidade dos roteiros atuais é tão grande que o Writers Guild of America (WGA) reuniu os “101 Maiores Roteiros do Século 21”. Mostramos, aqui, o top 10 dos roteiros, mas é claro que todos valem a pena serem vistos.

10° – Amnésia

Esse filme de 2000 tem o roteiro de Christopher Nolan com sua narrativa “ao contrário”. Isso faz com que a história de um homem com perda de memória extrema seja totalmente interessante. O espectador acompanha tudo enquanto ele tenta descobrir o enigma do assassinato da sua esposa.

9° – Quase Famosos

Também de 2000, o roteiro desse filme é semiautobiográfico de Cameron Crowe. Ele mostra suas experiências como um jovem jornalista da revista Rolling Stone na estrada.

“Crowe captura os tempos e seu lugar nele com uma confiança sincera”, disse o Writers Guild of America.

8° – Bastardos Inglórios

Dentre os melhores roteiros do século está esse filme aclamado pela crítica e pelo público. O longa de 2009 se passa na Segunda Guerra Mundial e, além da trama, outros elementos chamam atenção, como por exemplo, o humor sombrio, a caracterização e a violência extrema, como é de se esperar em um filme de Quentin Tarantino.

7° – Sangue Negro

Alguns roteiros se baseiam em obras já existentes. Esse é o caso desse filme, que se baseou no romance “Oil!”, de Upton Sinclair, que conta a história de um barão do petróleo da virada do século.

De acordo com WGA, o filme é “tão essencial para entender o DNA da América como ‘Chinatown’, de Robert Towne”.

6° – Moonlight: Sobre a luz do luar

Todos se lembram do erro do Oscar com esse filme. Mas uma coisa que não é questionável é a qualidade impressionante do roteiro do longa. Ele foi adaptado da peça “In the Moonlight, Black Boys Look Blue”, de Tarrell Alvin McCraney.

O autor do roteiro para o cinema, Barry Jenkins, disse que teve lutas parecidas com as de Tarell. Ele se referiu à sua adaptação como “uma biografia combinada de mim e da vida de Tarell”. Ademais, ele ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2017.

5° – Onde os fracos não têm vez

O quinto melhor entre todos os roteiros do século pertence aos irmãos Joel e Ethan Coen. Eles o adaptaram do romance de Cormac McCarthy e ganharam o Prêmio Writers Guild de Melhor Roteiro Adaptado em 2008.

O longa foi gravado em uma paisagem estéril no Texas para trazer o silêncio atmosférico necessário. O WGA chamou o filme de “um exemplo do poder do não dito na página”.

4° – Parasita

O cinema coreano foi “apresentado” para o mundo todo com essa história feita por Boong Joon Hu e com o roteiro de Hu e Hang Jin Won. A trama mostra o que acontece quando a vida de ricos e miseráveis se entrelaçam. A inspiração veio das experiências vividas por Boon, que educava filhos de uma família rica em Seul.

3° – A Rede Social

O terceiro melhor roteiro do século XXI conta a verdadeira história das origens do Facebook. O longa se baseou no livro “Os Milionários Acidentais”, de Ben Mezrich.

Para o WGA, o filme aponta “para o ritmo especializado e mudanças de tempo do drama tenso do tribunal”.

2° – Brilho eterno de uma mente sem lembranças

Não há dúvidas de que esse filme merece estar entre os melhores roteiros do século e quase em primeiro lugar. A pergunta principal do longa é: se você pudesse apagar todas as memórias de um relacionamento passado, você apagaria?

O roteiro de Charlie Kaufman é engenhoso e trata do amor romântico, memória e evolução dos relacionamentos.

1° – Corra!

O século XXI ainda não acabou, então, é claro que teremos mais roteiros brilhantes, mas “Corra!” tem o primeiro lugar até agora. O filme rendeu a Jordan Peele o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2018.

Ele ganhou o primeiro lugar da lista por conta do seu roteiro que, de acordo com o WGA, conseguiu ser “sombriamente cômico, culturalmente explosivo e assustadoramente histórico de uma só vez”.

Fonte: MSN

Imagens: YouTube 

Atleta mostra refeição “impossível de comer” nas Olimpíadas de Inverno

Artigo anterior

As últimas palavras ou citações no leito de morte desses famosos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido