Esses são os pássaros que podem ser mais inteligentes que primatas e seres humanos

POR Jesus Galvão    EM Mundo Animal      17/03/18 às 20h38

Durante muitos séculos os pássaros foram em grande parte considerados animais simplórios. Afinal, como sua inteligência poderia ser considerada de forma relevante com um cérebro tão pequeno, não é mesmo? Porém, quanto mais os estudamos, mais eles nos mostram o quanto estávamos errados. Sabe-se por exemplo que os corvos podem fazer ferramentas e são capazes de resolver enigmas. E que os papagaios possuem vocabulário diversificado.

Os pássaros usam todo o espaço em seus minúsculos cérebros para armazenar seus milhares de neurônios. E o que faz a ciência definir o porquê deles serem considerados tão inteligentes é bem simples. "Ser capaz de voar para Argentina, voltar e pousar em um mesmo arbusto - não se vê esse tipo de inteligência em muitas outras espécies." Disse Kevin McGowan, especialista em corvos no Laboratório de Ornitologia Cornell em Ithaca, Nova York.

Estudos publicados em 2017 na revista Science revelou que os corvos conseguem planejar suas tarefas. Um comportamento que se acreditava ser puramente humano. Cientistas ensinaram alguns pássaros como uma ferramenta poderiam auxiliá-los a conseguirem comida. 24 horas depois foi oferecido aos corvos, que estavam sendo estudados, uma série de ferramentas. Os animais selecionaram aquela que tinham aprendido como usar no dia anterior.

"Os macacos não conseguiram resolver tarefas como essa", disse a pesquisadora da universidade Sueca de Lund, Mathias Osvath.. Outra descoberta seria de que os corvos podem armazenar lembranças dos rostos humanos. Inclusive se lembrar se a pessoa representa ou não uma ameaça. "Eles parecem ter um bom senso de que cada pessoa é diferente e que eles precisam abordá-los de maneira diferente", enfatizou McGowan.

Inteligência

Enquanto muitas espécies de papagaios repetem a fala humana, o Papagaio-cinzento vai mais além. "Há muita coisa acontecendo naqueles pequenos cérebros. E como eles vivem muito tempo, eles podem acumular muitas lembranças." afirmou McGowan. E as cacatuas são as primeiras aves observadas a construírem seus próprios instrumentos musicais.

Durante o cortejo, As cacatuas-das-palmeiras da Austrália usam galhos para criar baquetas. Cada macho possui um ritmo e um estilo próprio, batendo os "instrumentos" contra as árvores. Embora elas não dancem enquanto criam suas melodias, outras espécies demonstraram um excelente gingado.

Então pessoal o que acharam da matéria? Deixem nos comentários abaixo sua opinião e compartilhem com os amigos.

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+