Curiosidades

Esses sintomas indicam transtorno de ansiedade

0

Felizmente, hoje em dia, tem se falado cada vez mais sobre distúrbios mentais, depressão e ansiedade. Isso é muito bom porque quebra um pouco do preconceito das pessoas a respeito do assunto e incentiva as pessoas a procurarem ajuda o quanto antes. A ansiedade, por exemplo, tem sido cada vez mais comum entre as pessoas e vem se tornando um problema de saúde pública.

As pessoas estão acostumadas a achar que ansiedade é conferir o celular várias vezes à espera de novas mensagens, ficar preocupado com um compromisso importante no final de semana, ou não conseguir dormir pensando na prova que você irá fazer no outro dia. Mas, na verdade, a ansiedade vai muito além disso. O Transtorno de Ansiedade se dá quando não existe motivos aparente para se sentir angustiado o tempo todo. A ponto de que isso interfira na sua vida e na sua saúde.

Claro que ficar nervoso, tenso ou com medo por conta de alguma situação extrema ou até mesmo antes de eventos importantes é uma coisa normal. Isso é uma maneira que o cérebro encontra de nos preparar para o que vem pela frente.

Entretanto, se no dia-a-dia a pessoa sente com frequência medos exagerados ou então se preocupa em excesso com coisas que são, aparentemente, banais pode ser que ela esteja sofrendo com transtorno de ansiedade.

Ansiedade

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, esse transtorno é um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva. Muitas coisas podem estar relacionadas à ansiedade. Entre elas, fatores genéticos, qualidade de vida, alimentação, rotina de estresse, entre outros.

A ansiedade é considerada uma patologia quando ela traz prejuízos para a vida da pessoa. Nesse ponto, os sintomas são tão intensos que fazem com que qualquer atividade simples, como por exemplo, dormir, socializar e trabalhar em coisas completamente difíceis.

Quem pode identificar o transtorno de ansiedade é o psiquiatra. E o diagnóstico do transtorno de ansiedade é clínico e não conta com exames. Para fazer o diagnóstico, o médico irá fazer uma avaliação dos sintomas ditos pelo paciente e depois disso indicar qual é o melhor tratamento.

Sintomas

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o transtorno de ansiedade não afeta apenas o emocional da pessoa. Essa condição pode provocar vários sintomas físicos em quem sofre com ela.

Entre os principais sintomas psíquicos do transtorno de ansiedade estão o  medo constante, preocupação exagerada, nervosismo e dificuldade de concentração. Além desses, a pessoa pode ter também descontrole dos próprios pensamentos, apreensão e sentimento de que alguma coisa ruim está prestes a acontecer, mesmo quando não existe motivo para isso.

Já entre os sintomas físicos mais comuns estão a falta de ar, dor ou aperto no peito, palpitação, tontura e fadiga. Além desses, podem vir uma diarreia. Além disso, quem sofre com o transtorno de ansiedade pode ter a fala rápida de forma exagerada, sensação de desmaio, tensão muscular, dores nas costas e perturbações no sono.

Tratamento

Um dos tratamentos para o transtorno de ansiedade é o uso de medicamentos psiquiátricos, sejam ansiolíticos ou antidepressivos. Quem irá definir o tratamento é o médico. Ele irá dizer ao paciente qual é o remédio mais indicado para cada paciente.

Além disso, fazer terapia com um psicólogo também é uma coisa fundamental para tratar ansiedade de uma forma mais ampla. Esse acompanhamento profissional irá ajudar o paciente a aprender como identificar os gatilhos e controlar o impulso ansioso.

O pior ano para se viver na história provavelmente não é o que você pensa

Matéria anterior

Novas evidências sugerem que “Catch Me If You Can” foi uma farsa

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.