• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Estas imagens mostram como as maiores redes de Fast-Food mudaram ao longo dos anos

POR PH Mota    EM Curiosidades      06/09/16 às 18h37

Na hora de buscar uma alimentação acessível e veloz, muita gente recorre ao recurso das lanchonetes de redes de fast-food. A maior parte das mais populares do mundo foi criada nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, conquistando o coração e o paladar de clientes das mais diferentes origens e culturas. Antes disso acontecer, no entanto, todas elas começaram como pequenos restaurantes isolados que só se tornaram o que são hoje em razão do sucesso que conseguiram.

Se hoje estão espalhadas por centenas de países com milhares de unidades que servem cardápios complexos, no início nenhuma delas tinha essa grandeza. Hoje é possível achar os mesmos restaurantes em regiões completamente diferentes, inclusive com cardápios próprios e adaptados para a cultura de cada região. Mas na década de 50, quando surgiam várias das redes que hoje conhecemos, as lanchonetes eram isoladas e pequenas, bem diferentes do que conhecemos hoje.

Confira, em imagens, como aconteceu o crescimento de algumas das maiores redes de fast-food que dominam o mundo hoje. É difícil pensar que franquias tão gigantes que estão por todo lugar um dia foram simples e modestas, com pequenas lanchonetes no interior dos Estados Unidos.

McDonald's

1

O primeiro restaurante McDonald's foi fundado em 1940, nos Estados Unidos. Em 1955 ele se restabeleceu como uma franquia. Na época, os hambúrgueres custavam apenas 15 centavos e existiam somente nove opções no menu.

4

Antes de desenvolver os mascotes que utiliza atualmente em suas redes, uma pequena figura com cara de hambúrguer era utilizada como símbolo do restaurante nas embalagens.

3

Somente em 1963 o restaurante contou com a primeira aparição do palhaço Ronald McDonald, que ainda hoje é utilizado como mascote da rede de lanchonetes.

2

Atualmente, depois de 76 anos da fundação de seu primeiro restaurante, o McDonald's oferece mais de 170 itens nos cardápios ao redor de todo o mundo.

Burger King

5

Em 1954, o primeiro restaurante Burger King foi inaugurado. O seu sanduíche mais famoso, o Whopper, só chegou no menu em 1957, continuando a ser servido até hoje.

6

Além dos grandes restaurantes espalhados pelo mundo, a lanchonete também desenvolveu o conceito do Burger King Express, uma espécie de food truck da rede.

7

Hoje, o Burger King tem restaurantes instalados em 110 países diferentes e compete com as maiores franquias do mundo no campo de fast-food.

Pizza Hut

8

Em 1958, os irmãos Dan e Frank Carney pegaram US$ 600 emprestados com a mãe deles para conseguir abrir o primeiro restaurante Pizza Hut, em Kansas, nos Estados Unidos.

9

Hoje em dia, a Pizza Hut não compete apenas com outras redes de pizzaria, mas também com as maiores redes de fast food do mundo, como McDonald's.

Dunkin Donuts

10

Fundado em 1950, o primeiro restaurante Dunkin Donuts ainda funciona em Quincy, Massachusetts, nos Estados Unidos.

11

Hoje em dia, existem mais de 11 mil unidades de Dunkin Donuts ao redor de todo o mundo.

Será que os fundadores das primeiras lanchonetes sabiam que suas criações alcançariam proporções tão gigantescas? Independente disso, com certeza a fortuna e glória de cada uma das franquias fez seus donos extremamente felizes. E não só eles, como também consumidores que aproveitam a velocidade de serviço e sabor de cada um dos produtos oferecidos.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+