Curiosidades

O que acontece quando tomamos café no começo da manhã?

0

Acordar cedo não é uma tarefa fácil e quase todos nós odiamos isso, não é mesmo? Geralmente, quando estamos na melhor hora do sono, o despertador toca e precisamos nos arrumar para começar mais um dia, seja ele de trabalho, estudos, cuidar de casa, crianças e por aí vai. Usamos alguns métodos para continuar de pé ao levantar, como lavar o rosto com água fria na esperança de espantar o sono ou tomar uma xícara grande de café. O café é importante não apenas para a economia de um país, mas para diversas coisas. Estudiosos da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, descobriram que o pó de café pode ser usado como biodiesel.

Isso quer dizer que no futuro poderemos ter fumaça com cheirinho de café fresco saindo dos escapamentos. Mas, o foco não é esse. Na verdade, queremos falar sobre aquela xícara de café que tomamos ao sair da cama e o quanto ela pode não ser boa para começar o dia. Embora não existam estudos que realmente comprovem isso, diversos médicos acreditam que a melhor hora para tomar um bom café está entre o meio e o fim da manhã, por volta de 9:30 e 11:30.

Pensando um pouco melhor sobre o assunto, decidimos trazer essa matéria. Confira então o que acontece quanto tomamos café no começo da manhã. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, vamos lá.

O que acontece quando tomamos café nas primeiras horas do dia

1 – Pode surgir sonolência

O café, para muitas pessoas, funciona como uma dose de energia para começar o dia. Basta ingerir a bebida após acordar para ficar disposto. A cafeína dobra os níveis dos hormônios associados ao estresse, o que pode levar a problemas para dormir e, consequentemente, à sensação de fadiga. Quando começamos o dia tomando uma xícara de cappuccino com açúcar, tendemos a sentir sonolência um pouco depois. Isso acontece porque o nosso corpo produz insulina para compensar a carga de açúcar, o que causa queda na glicose sanguínea e na disposição.

2 – Irrita o estômago

O café pela manhã aumenta a vontade de usar o banheiro. Alguns médicos até recomendam a ingestão de café como uma forma de se preparar para alguns exames. A bebida age no sistema nervoso, que, por sua vez, acaba afetando o cólon, podendo causar diarreia. Como muitas pessoas tomam a bebida pura, isso ainda irrita o estômago vazio.

3 – Aumento de peso

Sim, o café puro pode ajudar na queima de gordura, mas pode afetar o padrão de sono. Quando não dormimos bem, acabamos ficando com mais fome e desejo por doces e isso resulta no aumento de peso.

4 – Ansiedade

Quando acordamos cedo, os níveis de hormônios do estresse costumam estar no auge. Como a cafeína é um estimulante, o corpo pode sofrer um aumento na sensação de nervosismo, sendo capaz de desencadear ataques de ansiedade em alguns indivíduos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

A Terra Antiga era realmente um mundo de águas calmas, de acordo com novas evidências

Matéria anterior

Veja como espantar o cansaço com uma alimentação correta

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos