História

Estátua de Maria Madalena, seguidora de Jesus Cristo, é encontrada no jardim de uma residência

0

Uma estátua que representa a histórica Maria Madalena (uma seguidora leal de Jesus Cristo) foi encontrada no fim de 2021 de uma forma que os especialistas não imaginavam. Esculpida pelo artista italiano Antonio Canova em seu último ano de vida, a estátua, que permaneceu desaparecida por décadas, estava instalada no jardim de uma casa simples na Inglaterra.

O antigo dono do artefato não tinha ideia da origem ou do valor da estátua, utilizando-o apenas como item decorativo no jardim de casa. Agora recuperada pela casa de leilões Christie’s, de Londres, a peça finalmente pode atingir seu devido valor com o reconhecimento do artista e obra, sendo disponibilizada para leilão no evento Christie’s Classic Week.

Seu valor da venda foi estimado entre 5 milhões de libras (cerca de R$ 33 milhões na cotação atual) e 8 milhões de libras (aproximadamente R$ 53 milhões). Em entrevista ao site da casa de leilões, Mario Guderzo, ex-diretor do Museu Antonio Canova e estudioso do escultor responsável pela criação da estátua de Maria Madalena, classificou como “um milagre” o achado em perfeito estado, mesmo longe dos protocolos ideais de conservação.

Quem foi Maria Madalena?

Maria Madalena foi uma seguidora leal de Jesus Cristo. O nome “Madalena” provavelmente vem do nome de uma cidade que ficava perto do mar da Galileia chamada Magdala, uma vila de pescadores localizada a 10 km de Cafarnaum, a cidade que foi a base de Jesus na vida adulta.

Maria Madalena foi uma das várias mulheres que viajavam com Jesus e seus discípulos e usavam seus próprios recursos para cuidar das necessidades deles. Ela viu Jesus ser executado e foi uma das primeiras pessoas a vê-lo depois que ele foi ressuscitado.

Wikimedia Commons

Por muito tempo, Maria Madalena foi intitulada como prostituta pelos cristãos e até pela igreja católica. No entanto, a Bíblia não indica que Maria Madalena realmente era uma prostituta. A única coisa que o livro histórico fala do passado dela é que Jesus expulsou sete demônios da mulher.

Citada nominalmente 17 vezes na Bíblia, Maria Madalena, ao que tudo indica, era uma entre tantas pessoas que se encantaram com as pregações de Jesus e passaram a segui-lo. O primeiro contato entre eles está narrado no capítulo 8 do Evangelho de Lucas. Cristo encontra Maria Madalena e é nesse momento que ele expulsa os sete demônios da mulher.

Sete é um número simbólico e, na Bíblia, significa a totalidade. A partir disso, ela se torna uma seguidora do pregador. Maria Madalena é citada como uma das mulheres que testemunharam a crucificação de Jesus e, ao encontrar o sepulcro de Cristo aberto, ela se tornou a anunciadora, aos outros discípulos, da ressurreição de Jesus.

Os destinos da mulher

A imagem de Maria Madalena deixou de ser a de uma mulher adúltera quando a igreja decidiu revisar os termos atribuídos a ela. Em 1969, os predicados “penitente” e “pecadora” foram excluídos da seção dedicada a ela no “Breviário Romano”.

Maria Madalena

Adora Comunicação Católica

Algumas teorias sugerem que Jesus e Maria Madalena tenham sido casados, a Bíblia nunca citou que Jesus era acompanhado por uma esposa. Essa hipótese é discutida ainda nos dias atuais e já foi narrada em dois livros importantes: em “O Segredo dos Templários, escrito por Lynn Picknett e Clive Prince e lançado em 1997, e no best-seller “O Código Da Vinci”, de Dan Brown.

Em ambos os livros, a conspiração envolve o gênio renascentista Leonardo Da Vinci (1452-1519), que teria retratado Maria Madalena, de forma cifrada, ao lado direito de Jesus em sua representação da “Última Ceia”. No tratado hagiográfico “Legenda Áurea”, publicado em 1293, o frade dominicano Jacopo de Varazze (1230-1298) conta que 14 anos depois da morte de Jesus, Madalena e um grupo de cristãos acabaram expulsos da Judeia. Embarcados à força, foram atracar no porto de Marselha, no sul da França.

Maria Madalena

Jornal O São Paulo

Lá, Maria Madalena teria pregado e convertido muitas pessoas. Mais tarde, ela se retirou à gruta de Sainte Baume, onde terminaria se dedicando por 30 anos à penitência e à contemplação. Mesmo sem comprovações de que a história narrada por Jacopo de Varazze seja verdadeira ou falsa, a gruta de Sainte Baume é um local importante para a França e é tido como um dos lugares da história de Jesus na Terra.

Em 2016, o papa Francisco transformou a data de Maria Madalena, 22 de julho, em uma festa litúrgica. De acordo com o Vaticano, a decisão foi tomada porque Francisco gostaria de “assinalar a relevância desta mulher que mostrou um grande amor por Cristo”. Ele voltou a enfatizar seu título de “apóstola dos apóstolos”, como passou a ser chamada quando anunciou a volta de Jesus aos demais discípulos.

Fontes: Aventuras na História e BBC

Como o jogo Hogwarts Legacy se encaixa na franquia de Harry Potter?

Artigo anterior

Por que o uso excessivo de celular impacta o cérebro da criança?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido