Entretenimento

Este blogueiro russo pode ir para a prisão por um motivo realmente inusitado

0

Na Rússia, parece que jogar Pokémon Go não é tão bem recebido em todos os lugares. Um blogueiro de 22 anos foi preso em setembro depois de publicar um vídeo em que ele joga Pokémon Go dentro da Igreja de Todos os Santos, na cidade de Yekaterinburg.

Depois de ver o vídeo, promotores da região acusaram o jovem e pediram uma sentença de três anos e meio dentro da cadeia. O motivo: incitar o ódio religioso. Agora, ele deve aguardar a decisão da Justiça local, o que deve acontecer em meados de maio.

Ruslan Sokolovsky entrou na igreja da cidade a cerca de 1.600km de Moscou. O local tem um simbolismo importante para os religiosos da Rússia, pois ali o czar Nicolau II teria sido assassinado ao lado de sua família.

Ao invés de prestar homenagem ao antigo imperador, Ruslan estava ali para jogar Pokémon Go e tentar aumentar a coleção de monstrinhos no jogo de realidade virtual. Ao final do vídeo, ele fez comentários que ajudaram a aumentar a polêmica no caso.

“Eu não capturei o Pokémon mais raro que podia encontrar aqui – Jesus”, declarou o rapaz, que é um ateu convicto. “Eles dizem que nem mesmo ele existe, então não estou realmente surpreso.”

Na época em que o vídeo foi gravado, Pokémon Go era um verdadeiro fenômeno em todo o mundo, e na Rússia as coisas não eram diferentes. Apesar do jogo ter perdido a maioria esmagadora dos usuários, o impacto na vida de Ruslan pode ser muito maior do que qualquer um poderia esperar.

Postado há 8 meses no YouTube, o vídeo tem pouco mais de 2 minutos e ainda está disponível online. O conteúdo, é claro, está em russo.

https://www.youtube.com/watch?v=PfMn1yahGYk

Depois que autoridades russas descobriram o vídeo do jovem, ele foi acusado de incitar ódio religioso e acabou detido. Na última semana, ele teve a última etapa de seu julgamento e os promotores pediram uma pena de três anos e meio na cadeia pro conta do comentário. Ruslan, protestou contra a possível punição.

“Eu posso ser um idiota, mas eu não sou um extremista,” declarou em entrevista a um site de notícias russo. Ruslan foi além e comparou a sua prisão motivada por uma piada com a igreja com a dos prisioneiros políticos que faziam piadas com o regime comunista de Joseph Stalin. “Eu não entendo como isso tudo é possível. Apesar de tudo, como estamos vendo, é bem possível.”

O grupo defensor de direitos humanos Anistia Internacional classificou Ruslan como “prisioneiro de consciência” e criticou o governo russo por deter o blogueiro por exercer seu direito de liberdade de expressão.

De acordo com os críticos do jovem e defensores de sua prisão, no entanto, a decisão está baseada na lei. “O problema é que ele fez de propósito, mesmo que não tivesse nenhum Pokémon ali”, declarou um padre de Yekaterinburg. “Mas isso não importou, foi uma razão para um insulto”, defendeu o religioso.

Antes do caso na Rússia, Pokémon Go já foi visto como um problema em várias outras localidades. Na Índia, um tribunal ouviu reclamações do jogo por conta da apresentação das criaturas virtuais em templos religiosos e outros locais de adoração. O Museu do Holocausto, em Washington, também teve problemas com o jogo, já que várias pessoas visitam o local de memória e respeito a vítimas do nazismo apenas para se divertir.

O que você acha da polêmica? O jovem realmente merece ser preso por conta do desrespeito ou as autoridades estão exagerando e levando uma piada muito a sério? Responda para a gente!

Após a filha morrer, pais encontram algo impressionante atrás do espelho

Artigo anterior

Emma Watson para tudo para dar conselho a fã através do FaceTime

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido