• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Estudante faz carro sustentável com energia solar e eólica com apenas 6 mil dólares

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      28/03/19 às 14h16

Quando falamos da popularização dos carros elétricos, quase que imediatamente vem a nossa mente o nome do bilionário Elon Musk, diretor executivo da Tesla Motors e da SpaceX. Mas a cerca de 8 mil quilômetros de distância da sede da Tesla, em Ife, na Nigéria, Segun Oyeyiola, estudante de engenharia da Universidade Obagemi Awolowo, fez algo muito incrível: um carro sustentável.

O jovem adaptou um veículo, um velho Fusca da Volkswagen, para que ele funcionasse apenas com energias renováveis. O carro funciona com energia eólica e solar. Ao todo, Segun gastou aproximadamente 6 mil dólares. O rapaz ainda contou com doações de peças de sucata de amigos e familiares.

A invenção

Segun passou seu último ano de universidade trabalhando na reforma do Fusca. Na parte de cima do veículo foi implantado um painel solar e uma turbina eólica em seu motor. "Eu construí um veiculo que irá usar tanto o vento como energia solar para funcionar.", disse o estudante. " Este era um projeto pessoal meu devido a um problema que estou planejando solucionar".

Os próximos passos de Segun agora são as melhorias para o carro. Em particular a bateria, a qual demanda um tempo de aproximadamente 4 a 5 horas para ser totalmente carregada. O nigeriano até mesmo adicionou um dispositivo que mede "a saúde do carro". Além de um sistema de suspensão forte o suficiente para suportar o peso da bateria e de sua turbina.

Devido aos problemas enfrentados pelo continente africano, cujo clima em algumas regiões varia entre semiárido e árido, e foi especialmente atingido pelos efeitos do aquecimento global, Segun se sentiu motivado a fazer algo a respeito. Sobre o assunto, o estudante escreveu um email para a Co.Exist.

A preocupação com o meio ambiente

"Eu queria reduzir as emissões de dióxido de carbono para nossa atmosfera, aqueles que levam à mudança climática ou ao aquecimento global, que se tornou uma nova realidade, com efeito deletério: os ciclos sazonais são interrompidos, assim como os ecossistemas; e a agricultura, as necessidades e o abastecimento de água e a produção de alimentos são todos afetados negativamente".

John Preston, presidente do Departamento de Física e Engenharia da McMaster University e consultor acadêmico, disse que nunca viu algo como o que foi feito por Segun. "Se você puder encontrar uma maneira de usar tanto o vento, quanto a energia solar no mesmo veículo, isso seria uma coisa maravilhosa. Usar vento e energia solar significa que você não precisa dirigir apenas durante o dia. Se ele descobriu uma maneira de fazê-lo, isso seria bastante notável", disse Preston.

Os ajustes feitos pelo nigeriano sob o capô do carro permitem que o ar seja direcionado para dentro dele, movimentando os rotores da turuna e carregando a bateria que fica na traseira do veículo. Um dos maiores desafios enfrentados por Segun foi encontrar materiais bons o suficiente para seu projeto.

Além das muitas pessoas que o desencorajavam, dizendo que o jovem na verdade estava perdendo seu tempo. Mas isso não parou o rapaz, que no futuro ainda planeja criar carros movidos unicamente por energia solar e eólica, como seu Fusca.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   True Activist     Fast Company  
Imagens Nation
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+