• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Estudo revela de uma vez por todas se existe ou não consumo seguro de álcool

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      29/08/18 às 14h40

Vocês já ouviram falar por aí que consumir álcool de uma maneira moderada pode fazer bem a saúde? Muitos dizem, por exemplo, que beber uma taça de vinho por dia pode trazer muitos benefícios. Mas não foi isso que um estudo realizado recentemente revelou.

O estudo publicado na revista científica The Lancet afirmou que nenhuma quantidade de álcool pode trazer benefícios para a saúde. Na verdade, a análise mostrou que existe uma grande relação entre o consumo de álcool e riscos de várias doenças. Mas será mesmo que beber, mesmo que socialmente, só faz mal a saúde? A gente conta mais sobre esse estudo para vocês nessa matéria.

Os perigos do álcool

Os pesquisadores desse estudo analisaram dados de quase 200 países de 1990 até 2016. Eles concluíram que consumir álcool é o principal fator de risco para doenças e mortes prematuras entre pessoas entre 15 e 49 anos de idade.

No ano de 2016, por exemplo, realmente a bebida foi relacionada com 2,8 milhões de mortes. Tais mortes incluem doenças como câncer e problemas cardiovasculares, mas também brigas violentas, acidentes de trânsito e outros transtornos, como incêndios.

Max Griswold, co-autor do estudo, disse o seguinte em uma entrevista: "É a maior base de evidências até hoje e nosso estudo estabelece uma relação muito clara entre saúde e álcool - este último é a causa de uma perda substancial de saúde, em muitos aspectos, em todo o mundo". Ele diz também que a quantidade mais segura para consumir, de ponto de vista da saúde, é não consumir.

A descoberta mais surpreendente foi a de que mesmo em pequenas quantidades, o álcool contribui para a perda da saúde geral.

Estudos duvidosos

Existem muitos estudos que sugerem que consumir baixa quantidade de álcool pode trazer benefícios para a saúde. Porém, o problema desses estudos é que eles não conseguem contabilizar vieses sutis na população. É muito difícil estudar uma pessoa que não bebe álcool pelo fato de alguns afirmarem que não bebem atualmente, mas podem ter bebido muito no passado.

O que mais vemos por aí são pesquisas falando sobre benefícios do álcool para o coração. Mas muitos deles foram feitos com pessoas que pararam de beber e encontram menos evidências de benefícios à saúde do coração.

Sendo assim, caros leitores, infelizmente parece que realmente não existe benefícios em beber. O saudável mesmo, como citamos, é não consumir nada que contenha álcool.

Mas e você, ficou triste com os resultados desse estudo? Não esqueça de dar sua opinião aqui embaixo!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+